Com criações minimalistas, Cecilie Manz define seu trabalho como acolhedor, humano, simples e bonito. Filha de ceramistas, a dinamarquesa sempre esteve cercada pelo universo criativo das artes. Apesar da negação inicial, a designer acabou seguindo na área e se formou na The Royal Danish Academy of Fine Arts - The School of Design, em sua terra natal, com estudos também na University of Art and Design em Helsinque, Finlândia. Em 1998, abriu seu próprio estúdio em Copenhague.
Tendo colaborado com diversas grandes marcas, como Fritz Hansen, Muuto, B&O, Nils Holger Moormann, Offecct, entre outras, Cecilie apresenta um estilo único, marcado pelos traços do design nórdico, e tendo como elemento fundamental a cor. Escolhida pela Maison&Objet Paris como designer do ano, a dinamarquesa vencedora de diversos prêmios, como o The Crown Prince Couples Cultural Award, afirma-se como um dos nomes mais importantes do design escandinavo atual.
Confira a entrevista:
Revista Decor - Como você escolhe os materiais e as cores para suas peças? O que influencia na hora de criar?
Cecilie - Sou muito sortuda de poder estar em contato com tantos materiais diferentes e técnicas. É muito importante onde você usa cada material, na verdade, isso é determinante para o produto. O material também deve refletir a funcionalidade: deve haver uma razão para se utilizar madeira, aço, couro, caso contrário, fica sem sentido.
Decor - Você desenvolve peças para diversas marcas. Há alguma que foi marcante e que você gostaria de destacar?
Cecilie - Recentemente, gostei de trabalhar com a Duravit com cerâmica para banheiro. A marca tem uma história tão forte e um grande conhecimento e técnica, adoro isso. Também visitei um distrito no Japão onde a utilização do metal é predominante. É tão bom ver como as pequenas oficinas estão insistindo em qualidade e perfeição. Também estou muito feliz com minha colaboração com Fritz Hansen, na qual criei cerâmicas, pufes e uma bolsa.
Decor - Você foi escolhida Designer do Ano da M&O Paris. Como está sendo esta experiência?
Cecilie - Estou muito honrada e ansiosa para compartilhar meus novos projetos. Serão projetos próprios, sem a colaboração com marcas e empresas. Então, é uma liberdade total designada por mim e para mim. É importante fazer isso de vez em quando, concentrando-me apenas nas minhas ideias sem a interferência dos outros - esse é o meu espaço livre criativo.
*Publicado na edição 132