Em parceria com as indústrias moveleiras Piú Mobile e todO, a designer Roberta Banqueri lançou a coleção de mobiliário Tupiniquim. Um resgate às origens, a coleção reforça a valorização e lembrança do povo, partindo dos tupiniquins, também chamados tupinaquis, topinaquis e tupinanquins pertencente à nação Tupi, originária do Sudeste, no Espírito Santo. Assim, a designer traz a diversidade cultural do Brasil – de ícones nacionais da gastronomia a movimentos culturais – para o design.
Tecidos naturais, palhas trançadas, ferro, pedras e couro estão entre as matérias-primas dos mobiliários. Dando continuidade a primeira versão da linha, a nova coleção traz peças inéditas, como camas, poltronas menores e um sofá-cama, apelidado carinhosamente pela designer de “cafofo”, que proporciona o aconchego e o relaxamento. Destaque também para as poltronas Caju e Gol com proporções e formas mais suntuosas e volumétricas e as banquetas Mandacaru, que remetem à flor da espécie da família dos cactus.
Outro sofá que traz a proposta da imponência no ambiente é o Chapada, inspirado no design vintage dos anos 1970, que teve como ponto chave o exagero de tecido, com sobra, que garantiu um efeito ímpar ao produto. Além da brasilidade em destaque, a versatilidade de estilos é outro ponto marcante da coleção. As linhas Fami e Tapioca trazem uma linguagem contemporânea, evidenciando o design orgânico.
O buffet Brise, um dos destaques da coleção, assim como a cômoda Equilibrista evidenciam os detalhes construtivos das peças, com mistura de materiais, linguagem modernista e lúdica, que exploram a leveza do design das peças e suas possibilidades de movimento.
Para a Piú Mobile, Roberta desenvolveu as camas, os sofás e sofás-camas, as poltronas e as cadeiras. Já para a todO foram desenvolvidos os armários, as penteadeiras, os buffets, os aparadores, as mesas de jantar, centro e lateral e os bares.