Sofisticação e acolhimento traduzem residência em São Paulo

Com ambientes amplos e integrados, a residência leva a assinatura da arquiteta Daniela Pais Hernandes, do escritório PHD

Projetada para um jovem casal morar e receber com sofisticação e acolhimento, esta casa em Santana de Parnaíba (SP) tem 590 m² de área construída fechada e 150 m² de área construída de lazer externo. Assinado pela arquiteta Daniela Pais Hernandes, do escritório PHD, este projeto concedeu espaços impactantes e plurais na usabilidade, otimizando a funcionalidade dos ambientes.

Com ambientes amplos e integrados com a área de lazer, a casa é dividida em três níveis. Living com home theater, cozinha, lavanderia, dependência de funcionário, sala de jantar, espaço gourmet, living externo, praça de fogo, espelho da água, sala gamer, sauna, vestiário e SPA ficam no térreo. Já as quatro suítes ficam no primeiro andar, enquanto a garagem privativa e o depósito ficam no subsolo.

Proporcionando sensação de imponência, o living conta com pé-direito duplo de 6 metros. Para oferecer aconchego e conforto – térmico, acústico e sensorial -, foram acrescentados tecidos com alta gramaturas, sobreposições de tecidos, tapeçaria de grande formato e padronagem e escala proporcional ao ambiente. Além disso, o espaço conta com painel em mármore Taj Mahal, com nichos e iluminação cênica, que abriga TV, lareira, telão e sistema de som. Ali, outro grande destaque é o biombo, da Artefacto.

Na sala de jantar, o painel de camurça oculta a porta do louceiro e a adega climatizada para 350 garrafas em madeira pau ferro, que pode ser visualizada e acessada de todos os ambientes deste pavimento. Também em destaque, os pendentes do jantar em folha de ouro e cristal. Para criar um cenário sofisticado, acolhedor e impactante, os materiais são nobres, atemporais e em cores neutras. Toda em madeira freijó e bancada em mármore Taj Mahal, a cozinha segue os mesmos materiais dos ambientes sociais do projeto.

Também usado como um living externo, o espaço gourmet faz a conexão entre o living interno e a área de lazer aberta. Com linhas orgânicas, o mobiliário estimula o convívio em um ambiente mais informal. A madeira freijó aparece nos gabinetes e painéis que revestem os pilares. Já as persianas em meia altura funcionam como brises que protegem dos raios solares, além de criarem uma atmosfera intimista. A área de churrasqueira é equipada com cervejeira, refrigerador, churrasqueira, forno de pizza, champanheira, máquina de gelo, máquina de lavar louça e TV suspensa.

Ainda na área de lazer, a sala gamer é um ambiente masculino que atende a paixão do morador por carros e automobilismo. Um ambiente escuro, com poucos pontos de luz e a maioria indireta, criam um cenário intimista. A mesa de sinuca e o simulador de corrida de F1 são as principais atrações deste espaço.

Ampliando as possibilidades de uso e lazer, um pequeno SPA, com ducha horizontal para massagem e relaxamento, revestido com vegetação permanente e pedras cimentícias, foi criado no recuo do terreno, otimizando toda a área construída. Na área externa, além da piscina, uma praça de fogo foi criada para oferecer mais um espaço de convívio.

Criando uma identidade diferente dos pavimentos sociais, no pavimento superior as cores acinzentadas, o mármore calacata e a marcenaria em pintura laca ganham espaço. Indo para a área íntima, a suíte máster – com incríveis 80 m² -, tem todas as paredes revestidas em marcenaria e porcelanato marmorizado, conferindo elegância e imponência para o espaço. O dormitório conta com apoio de um pequeno estar para descanso e um “late-breakfast” no domingo. Além disso, é equipado com gaveta refrigerada. Os pendentes em folha de ouro e cristal dão o toque final. Já o painel da TV mimetiza a porta de acesso ao closet e à sala de banho, como também o espaço de armazenamento com diversas gavetas e portas. Toda revestida em porcelanato de grande formato e padronagem calacata, além de iluminação indireta e cênica para oferecer diferentes cenários conforme o uso, a sala de banho tem ducha e hidro.

A suíte de hóspedes segue os mesmos materiais da suíte máster, proporcionando aos convidados a mesma sensação de luxo e acolhimento dos próprios moradores. Em destaque, o armário com portas de vidro canelado. Já a suíte híbrida – de hóspedes e home office senhora – foi pensada na necessidade de uma estação para home office da esposa e num espaço receptivo aos convidados. Cores acinzentadas e a inserção da textura do cimento queimado criam um ambiente multifuncional, juntamente com a bancada voltada para a TV e embutida na cabeceira da cama.

Em suma, uma residência luxuosa com espaços perfeitos para morar e bem receber.