Pedro Yossef: versatilidade e estilo marcante

Estreando na CASACOR SP, o designer de joias apresenta peças decorativas feitas em metal nobre
1
1

O talento nato de Pedro Yossef com trabalhos manuais fez dele uma referência em joias exclusivas e personalizadas. Joalheiro de profissão, o paulistano está no mercado há mais de 15 anos, encantando com sua originalidade. Porém, sua inquietude e veia artística fizeram com que ele também entrasse no mundo do design, criando a coleção PY Design, com peças decorativas e esculturas feitas com materiais como metal banhado a ouro, aço inox, acrílico, couro e madeira.

Recentemente, o designer de joias Pedro Yossef deu mais um passo em sua carreia, estreando na CASACOR SP. Apresentando objetos de design, Yossef surpreende por sua versatilidade no ambiente “O Reverso do Metaverso”, da arquiteta Brunete Fraccaroli. O joalheiro mostra seu talento com a peça Floater – flutuar em francês –, que consiste em dois pássaros trabalhados em modelagem manual feitos em metal nobre com uma liga especial de aço inox prateado, que ficam suspensos por cabos de nylon, medindo aproximadamente um metro de largura. Além disso, Pedro Yossef apresenta uma peça ainda mais exclusiva no metaverso, para o mesmo ambiente: Le Jardin é composta por hastes e flores sobre uma base minimalista, revestida com uma pintura especial perolizada branca, e medindo, aproximadamente, 1 metro de diâmetro.

Confira a seguir uma entrevista exclusiva com Pedro Yossef.

REVISTA DECOR – Há mais de 15 anos você é especialista em joias exclusivas e personalizadas. Como surgiu a vontade de também trabalhar com peças design?

PEDRO YOSSEF – A vontade sempre existiu! Depois de vários trabalhos exclusivos e desafiadores na joalheria eu decidi colocar em prática minha vontade de aumentar as proporções das peças já feitas e criar novos produtos para ambientes e áreas da arquitetura. 

DECOR – Na infância você já percebia habilidades manuais mais afloradas? Como foi o despertar da sua profissão?

YOSSEF – Desde criança fui apaixonado por trabalhos manuais, com o incentivo de pais e avós eu dei meus primeiros passos fazendo tricô e crochê e tinha uma oficina de marcenaria dentro do meu quarto. Tinha muita vontade de transformar a minha brincadeira de criança em profissão. Foi principalmente quando cursei a faculdade de design de produto na Belas Artes de São Paulo, onde fui buscar um curso que me desse essa possiblidade de criar e executar produtos exclusivos.

DECOR – Você estudou Design de Produto na Faculdade Belas Artes/SP, depois aprofundou-se na análise de pedras preciosas e ligas de ouro. Pode nos contar como foi esse período de estudos e de forma esse conhecimento te fez chegar até aqui?

YOSSEF – Quando ainda cursava a faculdade de Design uma amiga me falou sobre design de joias e fui pesquisar mais sobre esse universo e quando finalizei a faculdade iniciei um curso de ourivesaria. Foi neste curso que tive contato direto com joalheiros e muitas técnicas que aprimorei anos mais tarde. 

DECOR – Depois do lançamento da Joalheria Pedro Yossef você decidiu entrar no mundo do design, criando esculturas feitas em metais nobres banhados a Ouro Rosé, Amarelo e Ródio Negro. Conte-nos como surgiu a coleção PY DESIGN.

YOSSEF – Essa coleção surgiu da vontade de conseguir explorar a minha criatividade de diferentes formas, resultando em produtos diferenciados e exclusivos. Fui enxergando cada vez mais um mundo de possibilidades, que poderia oferecer peças diferenciadas aos meus clientes.

DECOR – Quais os materiais você utiliza atualmente para criar as peças da PY DESIGN e por que essa escolha?

YOSSEF – Eu utilizo muito o latão banhado a ouro, e o aço inox que é um material com muito potencial, mas que exige uma grande pesquisa em sua manipulação para chegar na excelência do resultado que desejo.

DECOR – Qual a sua marca registrada nas peças que cria?

YOSSEF – Minha marca registrada é o design diferenciado e o cuidado com todo o processo de criação e fabricação das minhas peças. Desde a modelagem em papel até a peça final.

DECOR – Como funciona seu processo de criação?

YOSSEF – A inspiração vem muito da arquitetura (peças, monumentos, desenhos), através de viagens e lugares que frequento como feiras nacionais e internacionais, além de museus e artistas consagrados. Absorvo todos esses conceitos e início minhas modelagens colocando em prática todas as ideias, através de esboços e miniaturas em papel. Com o resultado, parto para a execução da peça final nos diferentes materiais que defino. 

DECOR – Você se inspira no trabalho de alguém para criar?

YOSSEF – Me inspiro em artistas plásticos e designers de diferentes nichos. Tento sempre me basear em referências minimalistas com toque ousado, sempre tentando sair do lugar comum.

DECOR – Recentemente, você projetou duas esculturas para dois espaços – um físico e outro virtual – do ambiente “O Reverso do Metaverso” da arquiteta Brunete Fraccaroli na CasaCor SP. Como está sendo essa experiência, já que é sua estreia na mostra?

YOSSEF – Minha experiência tem sido muito feliz principalmente com o resultado de ver uma peça em uma escala totalmente diferente de uma joia, compor o ambiente de uma arquiteta renomada como a Brunete Fraccaroli, realmente, é uma realização para mim.

DECOR – Pode nos contar como foi o processo de criação destas peças e qual foi a sua inspiração?

YOSSEF – O processo de criação foi bem desafiador pois o briefing era ter algo leve, com uma plasticidade que compusesse o ambiente de uma forma minimalista. A minha inspiração foi a natureza e a relação do ser humano com o ambiente que ele vive.

DECOR – E como foi criar uma peça virtual para o metaverso? Já havia feito isso antes?

YOSSEF – Criar peça para o metaverso foi minha estreia nesse mundo, onde eu precisei imaginar a peça física para conseguir transformá-la e dar a tangibilidade virtual que desejava.

DECOR – Quais seus projetos para o futuro? Há algum em andamento que poderia nos contar?

YOSSEF – Meu projeto é conseguir me desenvolver cada vez mais na área de design de produto trazendo uma proposta cada vez mais arrojada com o DNA Pedro Yossef. Existem diversos projetos em andamento e espero poder divulgá-los em breve.