O encantamento conceitual de Linda Martins

Linda Martins
FOTO: RUY TEIXEIRA
A identidade ítalo-brasileira dos produtos da designer valoriza igualmente materiais, qualidade construtiva e conceito
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Sinônimo de sucesso, a carreira da designer catarinense Linda Martins ascendeu após 2018, ano de sua especialização em Design de Produtos pelo Istituto Marangoni, em Milão, Itália. No ano anterior, a profissional já havia ampliado sua experiência acadêmica a partir da formação em Tendências para Designers Profissionais, no mesmo local. Foram as criações minimalistas e lúdicas, evidenciando detalhes únicos, com estilo e elegância que levaram importantes premiações à estante de Martins. Pelo A’Design Award, foi premiada em 2018 com a cadeira Lady; em 2019 com a poltrona Le Fleur, na categoria Bronze, e com poltrona La Tarde e a penteadeira Essential – ambas na categoria Silver. Em 2020, foi novamente premiada no A’Design com a poltrona Cecília e a cadeira Sushi. Neste mesmo ano, a poltrona Cecília foi novamente agraciada pelo Muse Design Awards, de Nova York. Em 2021 recebeu o Good Design pela estante modular Fly, e o Brasil Design Awards pela poltrona Oscarina, com referências ao modernismo de Niemeyer


REVISTA DECOR – Como começou sua relação com o design?

LINDA – Eu comecei a estudar design muito jovem, com 18 anos cursei design gráfico. Sempre estive envolvida de alguma forma com criação. Na minha família não havia ninguém na área. Minha irmã, Cris Araújo, se formou em design de interiores e nos tornamos sócias do Maraú Design. Foi algo muito intuitivo, um processo todo que me fez despertar para o design de produto.

DECOR – Entre os grandes nomes do design, quais são suas referências?

LINDA – Pelo legado, gosto muito do trabalho da Lina Bo Bardi! E, na atualidade, Patricia Urquiola é genial em tudo que faz. Além da Elena Salmistraro, que é uma designer multidisciplinar incrível.

Leia a entrevista completa na Edição 170 da Revista Decor.