Conforto, modernidade e integração foram o norte da reforma assinada pela arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, para este apartamento. Localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, a morada de 72 m² teve seu layout modificado para atender às necessidades do casal de moradores. Logo na entrada, o hall dispõe de um armário para pendurar casacos e bolsas com uma gaveta para sapatos, como parte de uma marcenaria, em “L”, Marcenaria SM, que leva até o estar. O pilar estrutural se tornou um ambiente musical, recebendo o piano e as guitarras do casal, enquanto a discreta porta que leva ao lavabo, se disfarça por entre a decoração.
No estar, uma parede de tijolinhos contrasta com materiais frios presentes no teto, no piso e em itens do décor, como o móvel em “L” que se estende a partir do hall. A versátil peça acaba se tornando um rack para a TV e serve para o armazenamento de itens pessoais, sem qualquer impacto visual expressivo no ambiente. O piso, Tarkett Essence Bálsamo, demonstra a escolha da profissional por um material vinílico, que agrega conforto térmico aos ambientes. Amplas janelas conferem uma abundante luz natural ao apartamento e, à noite, o projeto luminotécnico é acionado através dos eletrodutos aparentes, que conferem um ar industrial ao décor. Do outro lado, o espaço ainda incluiu um home office compacto e funcional.
A paleta de tons neutros marca presença também na marcenaria da cozinha, composta por uma bancada branca com granulações, Silestone, que agrega contemporaneidade, e mobília funcional, SCA Jardim Europa, que abriga forno e micro-ondas na altura perfeita para o uso com conforto. Nos armários superiores, destaque para os pontos de iluminação em LED. Junto de almofadas azuis e estampadas, as cadeiras Bertoia em cobre trazem vida ao décor.
Já na área íntima, o ponto alto do dormitório é a cabeceira estofada, que agrega aconchego, em contraste com o teto de concreto. Destaque ainda para o piso em porcelanato City Fend, Portobello, e revestimento em blocos subway tile, Eliane Revestimentos. “Mesmo optando por apenas um dormitório, há a possibilidade de criar um segundo a partir de uma parede. Outra vontade dos moradores foi atendida com a demolição de um cômodo da planta original. Assim, foi possível criar um lavabo, para receber visitas, e um banho de uso exclusivo do casal”, explica a arquiteta.
Marcado por um design que aposta na contraposição de estilos, o apartamento se baseia em um visual industrial e uma paleta neutra em contraste com uma decoração viva. Assim, com versatilidade, funcionalidade e aconchego, reflete a personalidade do casal.