Um lugar para aproveitar a vida de forma leve era o desejo da família que escolheu esta morada carioca como escape da rotina diária. Localizado na Marina Verolme, maior polo náutico da América Latina, em Angra dos Reis (RJ), o projeto é assinado pela arquiteta Cristina Côrtes. Com 69 m², o charmoso estúdio residencial abrigava, anteriormente, uma antiga loja onde funcionava um bar, até ser alugada por uma família de médicos de Maceió (AL) para ser transformada em uma residência de veraneio.
A família precisava de um “pouso” confortável e seguro para desfrutar após os passeios de lancha. Além disso, era necessário um pé-direito mais alto, pois a loja tinha um forro no teto que servia de depósito do antigo bar. Para isso, a arquiteta não só aumentos o pé direito, como deixou as vigas metálicas aparentes e as pintou de verde, seguindo o padrão da arquitetura externa do shopping. Para a divisão e distribuição dos cômodos foram construídas paredes divisórias em gesso acartonado, delimitando o banheiro, além de brises móveis em marcenaria que oferecem, quando necessário, privacidade ao dormitório. Também foi criado um uma pequena copa-cozinha para apoio.
O estar foi dividido em dois ambientes que se conectam, e a paleta em tons de verde no décor partiu de um grande quadro colorido do arquiteto e artista plástico Pedro Caetano, que já fazia parte do acervo do proprietário e, devido ao seu valor sentimental, precisava ser bem acolhido no projeto.
Além disso, o espaço contempla móveis contemporâneos confortáveis e estofados com tecidos próprios para área externa. O tapete listrado em fibra sintética, Casa Júlio, também é feito com material resistente à água. Já o piso, recebeu porcelanato na cor cinza.
*Confira a matéria completa na edição 153 da Revista Decor.