Mostra Glass apresenta tendências de arquitetura e design

Com 27 espaços, a mostra fica em uma área construída de 2 mil m², em um terreno arborizado de 16 mil m² em Novo Hamburgo (RS)

A 6ª Mostra Glass está aberta ao público até dia 15 de dezembro na Rua Almirante Barroso, 24, no Centro, em Novo Hamburgo/RS. Este é o primeiro evento de arquitetura e design no Estado a abrir suas portas após a tragédia climática e traz mais do que nunca a sustentabilidade como tema. No icônico espaço no centro da cidade, em um terreno arborizado de 16 mil m² e uma área construída de 2 mil m², o evento tem como objetivo promover experiências inovadoras, lançamentos e novidades do setor além de espaços que trazem a importância da sustentabilidade, alinhados a inovação no setor de arquitetura e do design.  

Nesta edição, são 27 espaços. Entre eles, a Cabana Arauco Bistrô, operado pela Gastromundi, e o espaço Casa e Jardim, uma casa totalmente funcional que durante o período da Mostra recebe convidados para uma experiência de pernoite, com operação do serviço de hotelaria do Jangal das Araucárias, da rede Swan. 

Responsáveis pela curadoria de sustentabilidade da Mostra, os Arquitetos Voluntários desenvolveram a gestão inteligente de resíduos que está sendo contabilizada desde o início das obras do evento e continuará durante a visitação e a desmontagem. Para esse controle, reuso e descarte consciente a plataforma “Meu Resíduo” contabiliza através da pesagem, os dados podem ser vistos pelo link

Uma das novidades do evento é o aplicativo da Mostra Glass onde é possível adquirir ingressos além de auxiliar a visitação, através da leitura do QR Code.  Será possível ver as informações dos profissionais participantes, fornecedores, produtos e adicioná-los a lista de favoritos. O horário de visitação, de segunda-feira a sábado, é das 14h às 20h30, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. O valor do ingresso integral é R$ 80,00, meia entrada (estudantes e idosos) é R$ 40,00.

Conheça o repertório dos ambientes: 

La Vie – Adriana da Luz

@adri.luzarq

O projeto La Vie, assinado por Adriana Luz, ocupa 60m² e é um espaço cuidadosamente desenhado para uma família com filhos. Inspirado nos matizes do cotidiano e nos elementos da natureza, o ambiente apresenta uma narrativa maximalista e artística, convidando o visitante a uma imersão plena e genuína, onde a arquitetura assume o protagonismo.

Com uma paleta de cores suaves e pinceladas vibrantes que convivem harmoniosamente, o projeto La Vie mescla o clássico e o contemporâneo, utilizando quadros que a arquiteta trouxe de artistas de rua em Paris e as Preguiçosas da área externa são do Arthur Casas. Elementos como pedras naturais com veios marcantes trazem sofisticação, enquanto o minimalismo estrutural garante a preservação da edificação, desenvolvendo a sustentabilidade.

Totalmente automatizado, o ambiente une tradição e modernidade, destacando-se pelo mix de luminárias atemporais e modernas, oferecendo uma experiência visual e emocional única. 

A Arte Imita a Vida – Brenda Carvalho e Luciane Lampert

@haruinteriores

O projeto “A Arte Imita a Vida” é uma homenagem à união e resiliência do povo gaúcho, durante as enchentes que abalaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Este ambiente de circulação com 22m² busca capturar a força e o espírito resistente dos gaúchos, transformando superação em uma inspiração. A sustentabilidade está presente, priorizando o reaproveitamento de materiais existentes, reduzindo o uso de novas matérias-primas, mantendo um equilíbrio entre design, funcionalidade e consciência ambiental.

Com base em tons terrosos que remetem ao solo e cores que simbolizam o nosso estado, o projeto da Acadêmica Brenda Carvalho e da Arquiteta Luciane Lampert, celebra a simplicidade e a profundidade da cultura local. O espaço proporciona uma interação com o público por meio de pinturas e de frases personalizadas aplicadas em paredes e escada. No segundo pavimento, o ambiente permite a contemplação das ideias, proporcionando um local acolhedor e reflexivo. A essência do lar é destacada por meio de detalhes que reforçam o conceito de pertencimento.

Our Drinks – Bruna Marcon

@brunamarcon.arq

O projeto “Our Drinks”, assinado por Bruna Marcon Arquitetura, ocupa 320m² e oferece um ambiente vibrante e tropical, ideal para relaxar e desfrutar de bons momentos ao lado da piscina. O espaço foi pensado para a convivência, combinando a brasilidade com a sustentabilidade.

Com cores vibrantes e formas orgânicas, o projeto tem a água como elemento central, refletindo a um convite ao recomeço, inspirado na recuperação após as chuvas que atingiram o estado. Tons de vermelho, azul, verde e terracota, aplicados nos revestimentos e móveis, celebram a diversidade e a vida. As pastilhas da piscina, plantas tropicais e paredes originais foram mantidas, reforçando a sustentabilidade do projeto.

A iluminação indireta e pontual cria uma atmosfera acolhedora, destacando os móveis e o deck cimentício. O pergolado é uma estrutura pré-pronta, que, assim como os revestimentos, foi pensado para o reaproveitamento futuro. “Our Drinks” é um espaço que une cor, originalidade e reconstrução.

Arquitetos Voluntários – Camila Schmidt, Bianca Russo e Andreia Langner

@arquitetosvoluntarios

O Espaço Arquitetos Voluntários, idealizado por Camila Schmidt, Bianca Russo e Andreia Langner, ocupa 305 m² e é um ambiente institucional expositivo, que aprecia os cinco sentidos através da arte, texturas e aromas. Com um conceito minimalista e sustentável, o projeto foi criado para apresentar o trabalho da Associação Arquitetos Voluntários desde sua fundação, na pandemia, até as ações de execução pós-enchente de 2024 no Rio Grande do Sul.

A paleta de cores contrastantes, em preto e branco, simboliza o momento de reflexão e ressignificação após a enchente, com toques de vermelho destacando a união e a força coletiva. A sustentabilidade é central, com materiais reaproveitáveis que serão usados nas creches impactadas. Obras de arte, como a exposição Corações do RS de Silvia Rodrigues, complementam o ambiente, junto a uma praça projetada com o banco loop da De Lazzari, representando a união do trabalho voluntário e da arte.

Casa Gladis – Daniela Engel

@pluriamultidesign

A “Casa da Gladis”, projetada pela arquiteta Daniela Engel, da Pluria Multi Design, é uma homenagem especial à arquiteta novo hamburguense Gladis Killing, que nos deixou em dezembro de 2023. Com 120m², o espaço busca celebrar os valores e o estilo que marcaram sua trajetória de mais de 40 anos na arquitetura. Inspirada em sua personalidade e visão, a Casa é um espaço acolhedor, onde cor, arte e natureza se entrelaçam de forma harmoniosa.

A casa reflete o gosto de Gladis pelo uso ousado das cores, combinando tons complementares que trazem vida e energia aos ambientes. O projeto, revestido em fórmica, destaca-se por soluções sustentáveis, reaproveitando a estrutura metálica original e acrescentando uma cobertura inclinada com treliças metálicas.

Na fachada, uma obra de arte em mosaico homenageia Gladis, inspirada no movimento muralista. A iluminação minimalista complementa o ambiente, criando um espaço que honra o legado unindo emoção, tecnologia e arte.

Paisagismo Casa Gladis – Christine Drumond Loro

@christine_loro

O Garden Gládis, projetado pela arquiteta paisagista Christine Drumond Loro, é uma homenagem à arquiteta novo-hamburguense Gládis Killing, refletindo seu estilo e valores. Com 350 m², o espaço combina natureza e arte, destacando a harmonia entre elementos como fogo, água e vegetação, criando uma experiência sensorial única.

A intervenção no espaço foi mínima, preservando a vegetação existente e revitalizando áreas deterioradas, como a forração da grama. O uso de materiais naturais, como pedra e madeira, traz um toque de luminosidade, enquanto a escultura de Magna Killing, irmã de Gládis, adiciona um significado emocional ao ambiente.

Com uma iluminação que equilibra luz e sombra, o jardim oferece um ambiente acolhedor e propício à contemplação. O projeto ainda destaca o uso de móveis com palha de bananeira da Hidrotec e soluções sustentáveis que preservam a essência original do espaço.

Espaço Gourmet Raízes – Cristina da Luz

@cristinadaluzinteriores

O “Espaço Gourmet Raízes”, assinado pela designer de interiores Cristina da Luz, ocupa 149m² e reflete a essência da cultura gaúcha, com foco na tradição do churrasco e na paisagem verde, típica dos pampas gaúchos. O ambiente foi pensado para o convívio familiar, oferecendo funcionalidade e conforto. A inspiração vem dos elementos naturais evocando a sustentabilidade, com reuso de materiais e integração ao entorno, como a mesa principal e a de centro, com suas estruturas feitas em tronco de uma árvore centenária. 

Com uma paleta terrosa que envolve tons de marrom, verde musgo e areia, o ambiente proporciona aconchego e sofisticação. Entre os destaques, estão a ilha central com um painel de rocha natural paginado, uma obra de arte da natureza, e a adega com sistema de portas automáticas deslizantes acionadas com controle remoto ou automação, e mobiliário rústico de madeira oriundas de raízes esquecidas na natureza, elementos estes que estimulam a interação. Plantas nativas e uma parede verde também estão presentes na ambientação, trazendo vitalidade ao espaço.

O projeto ainda conta com uma área de jogos e bar, incluindo uma mesa de bilhar da Montri que se transforma em uma mesa de jantar, para promover momentos de descontração.

Curvas da Vida – Larissa Dadalt e Paloma de Moura

@studiodadaltmoura

O projeto dos banheiros funcionais denominado “Curvas da Vida”, das arquitetas Larissa Dadalt e Paloma de Moura, une minimalismo, sofisticação, soluções atemporais e convida os visitantes a refletirem sobre a vida, o progresso não-linear e a sustentabilidade. Inspirado nas ondas do mar e na mata atlântica, o design explora linhas curvas e irregulares, representando a jornada da vida e a importância da preservação ambiental.

Com foco na sustentabilidade, o ambiente de 29m² destaca o reuso de materiais e a redução de resíduos, estabelecendo um novo padrão para futuras edições da Mostra. Elementos como painéis sobrepostos, piso removível e floreiras reaproveitáveis reforçam esse conceito de ressignificação. As telhas de fibrocimento e paredes curvas serão reaproveitadas após o fim da Mostra Glass, assim como o mobiliário personalizado.

O espaço combina tons de cinza, verde e amadeirado e a iluminação suave realça os painéis curvos. Um anexo transparente, cercado por vegetação, oferece uma área de observação externa, trazendo o paisagismo para dentro do ambiente.

Casa e Jardim – Daniel Kroth

@danielkroth

O projeto Casa e Jardim, criado pelo arquiteto Daniel Kroth, ocupa 248 m² e traz a brasilidade com suas riquezas naturais e culturais. Inspirado pelas paisagens, materiais e artesanato gaúcho, o projeto mescla rusticidade e sofisticação, com destaque para pedras naturais extraídas da serra gaúcha, madeira de pinho e araucária, e o couro, remetendo à tradição regional.

A paleta de cores foi definida com tons escuros, valorizando a exuberância do paisagismo, que incorpora plantas nativas. Com painéis modulares e uma construção praticamente do zero, a integração entre espaços abertos e fechados, amplas esquadrias e soluções sustentáveis, como a preservação de elementos existentes e iluminação dimerizável, criam uma atmosfera de aconchego e sofisticação. Um dos destaques é a banheira de uma tonelada que foi esculpida na própria pedra e levada para a Mostra. 

A casa é toda funcional, o que deixa a experiência única e inclui móveis e obras de arte que trazem elementos da brasilidade e do regionalismo. Cada detalhe foi pensado para valorizar a essência e a beleza do território gaúcho, tornando a arquitetura um tributo à natureza e à cultura local. A artista Danieli Corbari criou um quadro de barbantes que foram feitos com resíduos da obra. O quadro em degrade de cores, combinam com a decoração do ambiente.

Os convidados especiais da Mostra vão poder usufruir de uma diária com pernoite no espaço Casa e Jardim, com operação do serviço de hotelaria do Jangal das Araucárias, da rede Swan.  O conceito do espaço juntamente com a hospitalidade, proporcionam excelência e bem-estar, resgatando a autenticidade de estar próximo da natureza e vivenciando experiências únicas do morar e da gastronomia exclusivas da Mostra Glass.

Al Mare – Débora Frantz Krummenauer

@d.f.arquitetura

O projeto “Al Mare”, assinado pela arquiteta Débora Frantz Krummenauer, é um espaço gourmet que une sofisticação e funcionalidade em 510 m², inspirado no mar e nas suas formas orgânicas. Destinado a um público criativo que valoriza peças de design únicas e materiais naturais, o ambiente proporciona uma experiência sensorial completa, com elementos que remetem à fluidez das ondas e à leveza da natureza.

A paleta de cores, em tons de verde, areia e branco, e os materiais nobres, como mármore, pedras naturais e madeiras, criam uma atmosfera de autenticidade e exclusividade. O destaque do projeto é o banco modular “Espinha de Peixe”, que pode ser utilizado em outros ambientes após a Mostra. Além disso, o espaço conta com soluções tecnológicas, como automação e iluminação indireta, e prioriza a sustentabilidade, com modulação dos revestimentos para facilitar o reuso. “Al Mare” é definido por sua atemporalidade, sofisticação e acolhimento, oferecendo uma conexão única com o oceano.

Oásis Particular – Fernanda Pioner Pinheiro

@fernandapioner.arq

O projeto “Oásis Particular”, desenvolvido pela arquiteta Fernanda Pioner Pinheiro, é um refúgio de tranquilidade e desconexão. Ideal para um casal jovem que divide seu tempo entre o trabalho fora e no home office, o espaço com 35,30 m², foi idealizado com o objetivo de criar um ambiente funcional, que proporcione conforto e relaxamento. A proposta é uma arquitetura minimalista, com uma paleta de cores que remete a um deserto, simbolizando o encontro de um oásis, onde cada peça e detalhe são meticulosamente posicionados para criar uma atmosfera acolhedora e equilibrada.

A iluminação é um dos pontos altos do ambiente, utilizando arandelas assinadas por Waldir Junior. O mobiliário confortável e flexível, proporciona o máximo de funcionalidade em um espaço compacto. Elementos orgânicos, como o tronco de madeira reaproveitado, reforçam o compromisso sustentável do projeto.

Viva a água – Iris Schmitt

@iris.schmitt.arquitetos

A “Casa Docol Viva a Água” é um espaço de 188 m², projetada pela arquiteta Iris Schmitt que celebra a conexão entre pessoas e a natureza através da água. A Casa Docol é um ambiente funcional e acolhedor, e foi criado para experienciar e apreciar o elemento água, como destaque principal.

A área gourmet, equipada com produtos Docol e Mekal, foi idealizada para receber encontros especiais. Elementos lúdicos, como a fonte sob o alpendre, evocam memórias de infância, do banho de mangueira no quintal de casa. Já a escultura “Água Viva”, desenvolvida pela própria arquiteta, traz significados adicionais ao ambiente, dando o efeito de reflexos de água sobre o sofá e o piso do lounge. 

A paleta de cores utiliza elementos naturais, como a pedra e a madeira, em uma estética harmoniosa.  A sustentabilidade é uma prioridade, com soluções que evitam desperdícios, buscando humanizar e inspirar, celebrando a essência da água em suas diversas formas.

Espaço Aprazível – Jéssica Daiara Vieira

@jessicadaiara_arquitetura

O Espaço Aprazível de 31m² projetado pela arquiteta Jéssica Daiara Vieira é um verdadeiro convite à desconexão, onde o vinho, o design e a natureza se encontram para criar uma atmosfera perfeita para relaxar e apreciar a vida. 

A adega climatizada é o destaque do ambiente funcional e elegante, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado. Além disso, a integração da tecnologia de forma sutil e intuitiva, com a iluminação ajustável e a automação, garante uma experiência sensorial única. O mobiliário planejado, junto a materiais naturais como mármore e a madeira, reforçam a sofisticação e o conforto do espaço.

A escolha por tons neutros e quentes confere atemporalidade ao projeto, enquanto texturas naturais e iluminação pontual criam uma atmosfera intimista. Cada canto reflete a ideia de que a vida deve ser apreciada devagar, promovendo relaxamento e bem-estar.

Expressão Kali – KALI Arquitetura

@kaliarquitetura

EXPRESSÃO KALI, suíte do casal projetada pela KALI Arquitetura, reflete a essência de um casal criativo e afetivo, que valoriza o conforto no seu dia a dia. O projeto traz à tona valores como flexibilidade, sensibilidade e experiência.

A suíte apresenta uma fusão entre o lúdico disruptivo e o prático acolhedor. Com soluções inovadoras e esculturais que representam a “expressão” do design como forma de manifestação artística. A organização dos elementos respeita as características pré-existentes do ambiente, destacando eixos visuais e peças-chave, como a cuba esculpida em pedra e a torneira monocomando da Docol, que foram o ponto de partida do layout do ambiente. Na Suíte há um espaço de home office com jardim zen. O ambiente tem inspiração japonesa e iluminação natural com ampla janela. 

A paleta de cores suaves e matérias primas com texturas e toques artesanais foram escolhidas para abraçar os visitantes. Elementos como painéis de marcenaria curva, iluminação cênica e uma estante suspensa que destaca itens de design, dão vida ao espaço. A sustentabilidade foi prioridade, com a reutilização de materiais, como uma rocha natural, o vidro de projetos anteriores e a adaptação de móveis para novos usos após a Mostra.

SPA ROCCA – Luana Brandão Arquitetura

@luanabrandaoarquitetura

O projeto SPA Rocca, assinado por Luana Brandão Arquitetura, apresenta um santuário de relaxamento e reconexão com a natureza, ocupando uma área total de 330m², incluindo 72,80m² de área construída e 257,20m² de área externa. O espaço foi cuidadosamente desenhado para proporcionar bem-estar físico e emocional, integrando elementos naturais, como madeira, pedras, fibras de linho, algodão e utilizando cores terrosas para evocar calma e equilíbrio.

O projeto prioriza a sustentabilidade com o uso de materiais ecológicos e sistemas de eficiência energética, refletindo o compromisso com o meio ambiente. A entrada de luz natural fica por conta das grandes janelas, que reforçam a sensação de contato com o exterior e trazem uma energia positiva ao espaço. Além disso, o SPA Rocca oferece uma experiência sensorial completa, com ambientes fluídos, aromaterapia e a presença da água como elemento central.

Com mobiliário exclusivo, revestimentos em porcelanato Rocca e esculturas externas de Milo Arte e Cultura, o espaço é um verdadeiro convite à introspecção e ao relaxamento, unindo design, funcionalidade e sustentabilidade.

Bistrô Cabana Arauco – LS Arquitetura

@ls.arquitetura

O projeto Cabana Arauco – Bistrô, criado pela LS Arquitetura, é um ambiente de 158 m² que oferece uma experiência gastronômica única, integrada ao design escandinavo. Inspirado nas casas container da Mopo e na simplicidade e funcionalidade típicas do estilo nórdico, o bistrô proporciona conforto e acolhimento para os visitantes da Mostra Glass 2024.

O ambiente é dividido em três espaços distintos, que incluem uma área interna com palco para atrações musicais, um lounge ao ar livre com lareira, e um bar coberto. Os materiais naturais, como madeira clara e travertino bruto, aliados à paleta neutra de tons de branco, cinza e bege, criam uma atmosfera de leveza e bem-estar. Elementos de iluminação minimalista e soluções tecnológicas, como som ambiente e tela de LED, completam o espaço.

Cabana Arauco destaca-se pela sua sustentabilidade, com materiais reaproveitáveis e marcenaria modular, reafirmando a preocupação com o meio ambiente.

Caleidoscópio – Luciane Lampert

@lucianelampertarquitetura

O projeto “Caleidoscópio”, assinado por Luciane Lampert, é um espaço de 22m² pensado para uma jovem apaixonada por moda, design, arquitetura e animais. Reflete a transição entre adolescência e vida adulta, combinando ousadia e criatividade. Inspirado pela diversidade e efervescência da juventude, o ambiente destaca cores vibrantes, em especial as do arco-íris, transmitindo energia e alegria.

No estilo maximalista, o dormitório une funcionalidade e estética com uma cama central, áreas de estudo e um recanto para receber amigos. A sustentabilidade está presente no reaproveitamento de tecidos e na marcenaria em madeira certificada, reforçando o compromisso com o design consciente. A iluminação natural é valorizada pela grande janela, que integra o interior ao ambiente externo, remetendo a ideia de um design conscientes e criativo.

Casa Mayresse – Cadu Mayresse

@mayressearquitetura

O projeto “Casa Mayresse”, assinado por Cadu Mayresse, ocupa 523m² e combina minimalismo e sofisticação. Voltado para um casal de empresários, o ambiente propõe uma conexão entre conforto, tecnologia e natureza. O conceito explora tons sóbrios e elementos amadeirados, inspirados pela arquitetura nórdica.

Entre os destaques estão a automação completa, sala de cinema com acústica especial, e uma bancada gourmet de design escultural. A estrutura metálica da varanda circunda toda a casa, enquanto materiais sustentáveis, como esquadrias e pisos, são reaproveitados em outros projetos da família. A paleta de cores segue a assinatura da Mayresse Arquitetura, refletindo elegância e aconchego.

A natureza se faz presente no paisagismo, com uma imponente floreira de concreto aparente na entrada, enquanto no interior, móveis claros e pedras naturais trazem equilíbrio a todo o ambiente.

Memórias da Serra – Modi Arquitetura

@modiarquitetura

O escritório Modi Arquitetura estreia na Mostra Glass 2024 com o ambiente “Memórias da Serra”. Com 56,36m², o projeto busca homenagear a família gaúcha, onde avós, pais e filhos se reúnem para criar memórias afetivas. O living gourmet, com uma paleta de cores atemporal e sofisticada, incorpora o uso de tons terrosos, verdes e beges, remetendo à natureza e à tradição familiar.

Entre os destaques, estão a lareira 360º, que integra momentos de convívio e leitura, e o espaço gourmet, que convida à prática de cozinhar juntos, uma tradição passada de geração em geração. A biofilia também está presente com árvores como a Ficus lyrata e kokedamas, trazendo vida e estimulando o contato com a natureza. Materiais naturais e soluções sustentáveis, como o aproveitamento de revestimentos e marcenaria modular, reforçam o compromisso do projeto com o bem-estar e a preservação das memórias da família gaúcha.

Casa Scheid 120 – NV Arquitetura

@nvarquitetura

A NV Arquitetura apresenta a Casa Scheid 120, uma residência contemporânea de 220 m² projetada para harmonizar-se com a natureza e proporcionar uma experiência única de moradia. Pensada para o morador que aprecia produtos de alto padrão e valoriza o estilo minimalista e tecnológico, a Casa Scheid 120 comporta living e cozinha integrados, lavanderia, lavabo, hall e uma suíte com banheiro e destaca-se por suas amplas áreas envidraçadas, permitindo que o paisagismo seja usufruído ao máximo. 

Construída em madeira engenheirada, a casa utiliza o protocolo de Madeira Laminada Colada (MLC) e conta com paredes e forro feitos de madeira de reflorestamento. Com um design horizontal e telhado plano, a estrutura é concebida em módulos de 120 x 120 cm, refletindo a versatilidade do projeto original datado de 1970 de Alôncio Scheid, em parceria com o arquiteto Mauri Poisl, que serviu de inspiração neste processo construtivo modular da Casa Scheid 120 e que atende diferentes necessidades de moradia. O projeto representa um compromisso com a sustentabilidade, utilizando materiais renováveis e garantindo uma obra limpa, com baixo consumo de energia na produção, mínima geração de resíduos e uma montagem rápida e eficiente.

A paleta de cores é dominada pela madeira natural, a iluminação dá o tom com efeitos de luz e sombra criando um ambiente acolhedor e harmonioso, complementado por móveis de design assinado e telas do artista Juliano Lopes.

Paisagismo Casa Scheid 120 – Susana Nedel

@susananedel

O projeto Paisagismo Casa Sheid 120, assinado pela arquiteta Susana Nedel, tem o objetivo de criar um espaço onde as práticas sustentáveis sejam aplicadas desde o planejamento, passando pela execução e até o pós-construção, de maneira que minimizem os impactos ambientais, promovam a viabilidade econômica e melhorem a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

Guiado pelos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – o conceito abrange estratégias como arquitetura inteligente, gestão de água e resíduos, e o uso de materiais sustentáveis.  A diversidade de elementos naturais nos espaços recria ecossistemas e ensina sobre seu desenvolvimento.

O projeto traz o uso de plantas adequadas e reutilização de materiais, que podem ser exemplificadas pelo aproveitamento de serragem e sobras de madeira para drenagem e acabamento dos canteiros. Um espaço que respeita a volumetria da arquitetura local, trazendo uma moldura natural que preserva a luz.

Quarto do Músico – Pedro Utzig

@pedroutzig.arq

O projeto “Quarto do Músico”, assinado pelo arquiteto Pedro Utzig, foi pensado para um jovem de 18 anos e une uma estética industrial moderna com tecnologia de ponta. O espaço de 28 m² traz como destaque a cama posicionada como o centro do ambiente, uma TV flap que sai do teto, permitindo a vista para o jardim. A paleta de cores é composta por tons sóbrios de cinza, preto e madeira, que combinam perfeitamente com materiais como vidro, espelhos, concreto e ripado.

O ambiente integra soluções tecnológicas, como aspiração central e aquecimento de piso, além de iluminação pontual com diversos efeitos. Pensando na sustentabilidade, foram reutilizados o gesso existente e a marcenaria foi planejada para permitir o reuso. Elementos em linho, couro e ferro complementam o espaço, trazendo uma atmosfera jovem e tecnológica. A artista plástica Tatiane Coelho criou um quadro exclusivo para o projeto, onde mostra o caminho do músico até o topo. Definido por palavras como “tecnológico” e “atemporal”, o “Quarto do Músico” é uma proposta que equilibra estética, funcionalidade e inovação.

Espaço Petricor – Laiana Spohr e Ramona Adam Silveira

@petricorarquitetura

O Espaço Petricor, assinado pelas arquitetas Laiana Spohr e Ramona Adam Silveira, é um ambiente de 124 m² projetado para a imobiliária Terramar, que combina recepção, coworking e áreas funcionais. Inspirado pelos princípios da neuroarquitetura, o projeto equilibra sofisticação, sustentabilidade e conexão com a natureza, promovendo bem-estar e produtividade.

Com uma paleta de cores ousada que inclui verde, preto e rosa, o espaço foi pensado para estimular os sentidos e proporcionar uma experiência sensorial única. Materiais como mármore preto e vidro ondulado trazem um contraste entre o clássico e o moderno, reforçado pelo uso de elementos naturais e formas orgânicas.

O destaque do projeto é o marketing olfativo, com aromas exclusivos criados para cada ambiente. A iluminação e sonorização foram planejadas para melhorar o conforto dos usuários, enquanto soluções sustentáveis, como mobiliário certificado e estofados ecológicos, integram-se ao conceito de bem-estar.

Espaço Living infinito particular – Cleide Reginato e Gláucio Silva

@reginatoesilva

O espaço Living – Infinito Particular foi projetado para atender as necessidades de uma família que busca aproveitar o lar tanto para momentos íntimos quanto para receber visitas. Assinado pelos arquitetos Gláucio Silva e Cleide Reginato, tem o foco no pós-pandemia, que valoriza a introspecção e a conexão com a natureza, utilizando materiais naturais e cores claras para criar um ambiente confortável e sofisticado.

O projeto destaca um layout funcional, dividindo o living entre um espaço de estar amplo e um ambiente de contemplação, com adega e bar. A integração com o jardim da mostra é central, trazendo o verde externo para o interior do lar. Elementos como os estofados, a lareira e o piano da Toda Música trazem requinte, enquanto o uso de espelhos e iluminação difusa potencializam o conforto visual e a amplitude do ambiente. Sem demolições; o uso de mobiliário solto com pouca marcenaria sob-medida; uso de piso com possibilidade de reaproveitamento são pontos importantes no que se refere a sustentabilidade.

Cucina Per Incontrarsi – Tatiane Hoff

@ arq_tatianehoff

O projeto Cucina Per Incontrarsi, assinado pela arquiteta Tatiane Hoff, traz um espaço de 45 m² projetado para uma família numerosa e sofisticada, que adora receber amigos e familiares. O ambiente destaca-se pela grande ilha central, ideal para cozinhar e conversar, enquanto se desfruta de um bom vinho. A cozinha foi inspirada nas tradições do sul da Itália, com texturas marcantes e uma bancada em formato orgânico, feita em pedra Vitória Régia, trazendo um impacto visual significativo.

A paleta de cores foi cuidadosamente selecionada, com o verde como protagonista, complementado por tons neutros e o carvalho francês no piso. A solução física do ambiente divide-o em três partes: preparação dos alimentos, degustação e apreciação, tudo pensado para proporcionar uma experiência visual e sensorial única.

Soluções sustentáveis como iluminação em LED e eletrodomésticos de baixo consumo também foram integradas ao projeto, garantindo harmonia entre design, funcionalidade e responsabilidade ambiental. Outro detalhe são as arandelas e o lustre principal feito de rocha folhado de ouro. 

Varanda, Hall e Lavabo Aconchego – Murilo Trentin de Souza

@trentin.arquitetura

Ao entrar em uma casa, o ambiente define imediatamente o tom para toda a experiência de morar. Pensando nisso, o arquiteto Murilo Trentin de Souza projetou o conceito “Varanda, Hall e Lavabo Aconchego”, um espaço de 55m² que combina de forma inovadora, o aconchego e a sustentabilidade.

Idealizado para criar uma atmosfera de relaxamento e acolhimento, o layout propõe que os primeiros ambientes da Mostra sejam uma verdadeira experiência de sensações, onde os tons suaves e terrosos em harmonia com os elementos naturais desempenhem um papel fundamental. O arquiteto explora o minimalismo dos espaços e faz um convite para redescobrirmos a relação ambiente e natureza.

Design de Sinalização – Andressa Pulz e Matheus Huppes

@trintazerotres

O projeto de Identidade Visual Manifesto Sustentável e Design de Sinalização, criado pela Arquiteta Andressa Pulz e o Designer Gráfico Matheus Huppes, da Trinta Zero Três® – Arquitetura & Design, é essencial para guiar e orientar visitantes ao longo da Mostra Glass 2024. Inspirado no ciclo dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), o projeto integra sustentabilidade e estética, promovendo um ambiente intuitivo.

Com uma paleta de cores que evoca elementos naturais como cobre, oceano, concreto, madeira e areia, as sinalizações são projetadas para harmonizar com o entorno. As linhas retas se misturam com curvas, simbolizando o ciclo contínuo e a interconexão de todos os envolvidos – profissionais, fornecedores e curadores.

As placas de percurso, reaproveitam estruturas de edições passadas, reforçando o compromisso com o reuso. A parceria com CorteCor – Imagem Corporativa garantiu a execução visual deste projeto essencial para a experiência imersiva da Mostra.