Escola nórdica de educação infantil mescla sustentabilidade e inovação arquitetônica

Próxima ao Mar Báltico, na Finlândia, a escola traz um novo conceito para o design de interiores

Helsinque, capital da Finlândia – referência mundial quando o assunto é educação -, abriga um novo e encantador espaço infantil. Localizada na sede da desenvolvedora de jogos mobile Supercell – que fica na nova e única Wood City, uma enorme estrutura de madeira construída por Anttinen Oiva Architects na entrada do bairro de Jätkäsaari -, a New Nordic School by the Sea tem design de interiores assinado por Anu Latvala, Elisa Ryhänen-Derret e Niina Sihto, do escritório Fyra – selecionada pela Supercell Oy para projetar o jardim de infância operado pela New Nordic Schools para o mesmo prédio.

Situada próximo ao Mar Báltico, a escola de educação infantil não poderia ter outra inspiração se não o mar e a natureza, que percorrem todos os detalhes do décor. O design orgânico e o uso de madeira integram o edifício e seu entorno, enquanto as pinturas de ondas nas grandes janelas no nível da rua fornecem proteção e privacidade das ruas externas. Formas onduladas e redondas em forma de peixe suavizam o espaço e aumentam a sua diversão. Além disso, um elenco de personagens foi criado pelo estúdio de animação e ilustração Piñata para alegrar e proporcionar momentos de aventura no jardim de infância.

Para criar um espaço funcional que apoiasse o desenvolvimento dos pequenos e inspirasse criatividade, segurança e alegria, a escola de arquitetura infantil Arkki realizou oficinas para mapear as necessidades das crianças. Assim, uma grande cozinha aberta foi construída na área compartilhada para criar uma atmosfera de casa. Já a área de descanso foi projetada para ser calma e relaxante para a hora da soneca, tanto acusticamente quanto em termos de sensação do espaço. Nos interiores, o uso de materiais resistentes naturais, não alergênicos e genuínos foi pensado especialmente para a segurança das crianças. Um espaço lúdico e perfeito para o desenvolvimento dos pequenos.

Leia a matéria completa na edição 172 da Revista Decor.