Ao desenvolver o projeto de um lar, é importante pensar em todos os detalhes que criam a atmosfera ideal para os moradores. Nesta casa localizada em São Caetano do Sul, São Paulo, em que a cozinha propõe um contexto de integração com outros ambientes, não foi diferente. Pensado para servir os proprietários, um casal de meia idade com um filho adulto, o espaço gourmet da Casa Cerâmica teve inspiração nos gostos pessoais e desejos dos moradores.
Com assinatura do escritório PB Arquitetura, o amplo ambiente gourmet de 28 m² revela harmonia. Predominantemente provençal, tem toques contemporâneos, rústicos e industriais que complementam a proposta e resultam em uma riqueza de referências, memórias afetivas e praticidade.
Clareando o espaço, a marcenaria laqueada branca, com puxadores concha em tom cobre e portas e gavetas almofadadas, recebe ainda mais evidência com o uso de revestimentos cerâmicos com arabescos na parede da pia. Para facilitar os trabalhos na hora de cozinhar, as amplas bancadas são feitas em Dekton, material que mistura quartzo e resinas especiais. Bastante durável e resistente a riscos e manchas, pode suportar até mesmo as panelas quentes sem ser danificado.
Para agregar funcionalidade na organização do espaço, a ilha tem aproveitamento de armários em seus dois lados e, em uma de suas pontas, traz uma mesa para refeições rápidas. Essa bancada em madeira é igualmente importante para o apoio das louças que são utilizadas ao servir a família e os convidados. No chão, o piso em porcelanato reproduz o visual da madeira.
Destaque no ambiente, a iluminação encanta por suas nuances que se projetam sobre o mobiliário. Para a iluminação geral, a cozinha comporta plafons embutidos no forro em gesso. Duas prateleiras dispõem de fitas em LED embutidas, que, além de auxiliarem no preparo dos alimentos, proporcionam efeito decorativo. Já sobre a ilha, três pendentes com fios em corda oferecem um clima mais despojado e, com o tom quente das luzes amarelas, conferem uma sensação acolhedora ao espaço.