Resort Bocas Bali é retiro de luxo em ilha particular

Inspirado na encantadora ilha de Bali, Indonésia, resort panamenho apresenta destino exclusivo no Caribe

Cercado pelas Antilhas, o mar das Caraíbas é um dos cartões-postais mais festejados do mundo. Ao noroeste do esguio Panamá, na província de Bocas del Toro – mais especificamente em uma ilha particular do arquipélago homônimo –, encontra-se o resort Bocas Bali, um retiro de luxo criado para oferecer uma experiência única no Caribe.

Projetado pelo arquiteto Andrés Brenes, o espaço inspirado na ilha indonésia de Bali oferece três opções de acomodações luxuosas: bangalôs sobre a água, com piscinas privativas na varanda; bangalôs com Water Window, janelas de vidro instaladas no piso, que oferecem uma incrível visualização da vida marinha; e, em processo de conclusão, impressionantes casas na árvore de bambu, IBUKU, projetadas por Elora Hardy. Os bangalôs de 102 m² oferecem lençóis de algodão orgânico 300 fios, dosséis balineses sobre camas king-size, terraço privativo e serviço de quarto 24 horas.

Na área comum, o Colonnade – que faz referência à Colón, principal ilha do arquipélago – é um grande espaço de lazer com três estruturas equidistantes que convergem em um luxuoso e exuberante centro de recepção, convivência e SPA. Sua face principal está voltada para uma piscina de 20 metros, em uma área perfeita para drinks e petiscos.

A cozinha do local é assinada pelo Chef Joseph Archbold e oferece duas experiências gastronômicas: The Elephant House, um restaurante que se estende sobre a água para um jantar contemplativo, e o Coral Cafe, um restaurante para café da manhã, almoço e lanches ao ar livre. Todos os ingredientes utilizados são locais, com ênfase em frutos do mar frescos. Os menus apresentam pratos sazonais inspirados em diversas culinárias ao redor do mundo, e sempre com um toque panamenho.

De forma sustentável e carbon free, o uso exclusivo de energia solar e um sistema de tratamento ecologicamente correto foram projetados especificamente para a ilha coberta por mangue, e um sistema de captação armazena até 100 mil galões de água da chuva, fornecendo todas as necessidades de água purificada do retiro. Também foram encomendados estudos ambientais para garantir a proteção do manguezal e cuidar de suas águas cristalinas. Todas as estruturas sobre a água são colocadas especificamente para evitar interferências com os corais que cercam a ilha particular.

A cereja do bolo é a Kupu-Kupu Beach, a praia particular de areia branca erguida em uma das faces laterais da ilha. Ligada às cabanas por um caminho arbóreo, a praia é um refúgio de lazer, com espreguiçadeiras à sombra de palmeiras, bar e acesso à água através de escadas de quartzo verde em cascata, permitindo que os hóspedes entrem no cristalino mar caribenho com facilidade e sem perturbar a natureza circundante. Snorkeling, caiaque e outras atividades aquáticas não motorizadas também estão disponíveis na área da praia.

Leia a matéria completa na edição 170 da Revista Decor.