Contar a história de um negócio, expressando sua missão, visão e valores, faz parte do sucesso do empreendimento. Pensando nisso, as arquitetas Nathalia Favaro, do escritório Vitrô Arquitetura e Ana Guedelha, assinam em conjunto o projeto do restaurante Camélia Ódòdó e da loja Korui. Com a reforma, transmitiram a essência e a história dos estabelecimentos.
Localizado no bairro Vila Madalena, na grande São Paulo, o espaço tem 129 m², sendo 74 m² pertencentes ao restaurante e 55 m² à loja, que apesar de serem negócios distintos, compartilham a mesma fachada, o que traz um charme inconfundível para o local. Outro grande atrativo do restaurante é o cardápio 100% vegano assinado pela chef Bela Gil.
Entre os principais desafios encontrados pela dupla, estão o declive acentuado, a falta de integração entre o imóvel e a rua, a falta de iluminação natural e a existência de desníveis internos. Para o declive, as arquitetas criaram uma escadaria que dá acesso à entrada, servindo como arquibancada sombreada e criando um efeito de alongamento da calçada, auxiliando também na integração com a rua. Além disso, percorrendo toda a extensão da loja, uma marquise foi elaborada, abrindo espaço para a entrada de luz natural, trazendo aconchego, tranquilidade e paz ao ambiente.
Aumentando ainda mais a integração entre o espaço interno e externo do restaurante, além de aumentar a entrada de luz natural, foi criado um deck ao ar livre, com um jardins de PANC´S – Plantas Alimentícias Não Convencionais, que dá ao estabelecimento um diferencial único. No décor, a dupla optou por uma paleta de cores que reflete a identidade das marcas, bem como o mobiliário que conta como o Camélia Òdòdó e a Korui nasceram. Foram usados tons quentes e terrosos para as paredes, além de materiais que conferem ao ambiente leveza e aconchego.
Vale ressaltar, que a partir da reforma a parede que separava os negócios foi derrubada, unificando-os. Atualmente os clientes se deparam com um estabelecimento amplo, fluído e cheio de personalidade e histórias para contar.