Projetada nos anos 2000, em estilo contemporâneo, com linhas retas e grandes aberturas com portas de madeira e vidro, esta casa em Juiz de Fora (MG) passou por uma renovação assinada pela arquiteta Renata Carvalho. Com 72 m², a área social integrada foi dividida em dois espaços em níveis diferentes. No térreo, onde há o acesso principal da casa, está a sala de jantar; e no pavimento abaixo está a sala de estar com lareira, rodeada de jardim e no mesmo nível da área de lazer e piscina.
Pensado para um casal e seus três filhos jovens, o espaço é amplo e traduz a ideia de conforto e convivência em família. Na reforma, foram realizadas alterações na marcenaria e na decoração, enquanto foram mantidos todos os revestimentos originais do piso e das esquadrias. Com traços levemente rústicos mesclados ao estilo contemporâneo, os móveis de madeira, o revestimento da lareira em pedra, além dos elementos decorativos, como plantas e tapete, dialogam entre si e criam um ambiente aconchegante e elegante.
A sala de estar foi setorizada em três espaços. Um deles é um ambiente mais recluso ao fundo, com poltronas e um carrinho de bebidas. O outro, no centro, abriga um amplo e confortável sofá em linho e uma dupla de poltronas em camurça caramelo. Por fim, o ambiente com a lareira à lenha original da construção que foi mantida e revestida com filete canjiquinha São Tomé. No nível acima, ainda integrada, a sala de jantar tem uma ampla mesa de madeira acompanhada de oito cadeiras e um aparador de apoio.
Ideal para receber os amigos e familiares, a área social tem uma combinação tríade de cores, que deixa os três ambientes equilibrados e conversando entre si, criando a sensação de conforto, integração e acolhimento. Além da amplitude, a integração dos espaços propiciou também a socialização da família, resultado em um ambiente ainda mais agradável.