São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, apresenta o Mátria Parque de Flores

Entre cenários deslumbrantes em meio à natureza pacífica, o Mátria Parque de Flores, no Rio Grande do Sul, concretiza momentos eternos celebrando a vida

O cenário exuberante parece extraído das obras de Claude Monet (1840-1926), pelas cores e beleza. Localizado na Serra Gaúcha, em São Francisco de Paula, o Mátria Parque de Flores foi inaugurado há poucos meses e já é considerado um dos maiores do mundo, com 50 hectares que contam com áreas de preservação natural somadas a estrutura implantada, com seus 30 grandes jardins e sete milhões de mudas de plantas. Responsável pelo projeto paisagístico o escritório catarinense JA8 Arquitetura Viva atuou para preservar as características do terreno, rico em topografia variada e elementos naturais, como o Lago Azul de 30 mil m² mantido como ponto central do parque.

Para compor o jardim com as 300 espécies presentes, tudo foi pensado com carinho. A escolha de cada uma foi feita de acordo com volume, cor, cheiros e adaptação aos Campos de Cima da Serra, com plantio iniciado há dois anos. A paisagem surpreendente é composta por ipês, jacarandás, cerejeiras, budléias, verbena, vários tipos de capins, entre tantas outras. Todos os espaços foram desenhados para promover ao visitante a vivência única de aproximação com a natureza e a arte. Em cada parte do caminho, uma nova descoberta, com o túnel de 102 metros de extensão de glicínias brancas e lilases, além do roseiral com 22 mil mudas de rosas trazidas da Alemanha. Inspirados em memórias afetivas dos proprietários, nas artes e no universo botânico, jardins receberam nomes como Mar de Rosas, Vale dos Ipês, Jardins Suave, Lilás, Magnólias e Cerejeiras. 

A grandeza do Mátria Parque de Flores e a diversidade da paisagem propiciam sensação de bem-estar e singulariaade a cada visita, com a permanente transformação do visual das plantas. O contraste dos tons quentes e frios, aliado à luminosidade do sol,é uma característica da floração distinta de cada estação. Ao mesmo tempo em que é possivel admirar as cores e flores em crescimento, também há vida e beleza no envelhecer dos canteiros e folhas. 

As agradáveis surpresas estão por todo o parque. Além do paisagismo que chama a atenção pela surpreendente composição, as edificações complementam a experiência dos visitantes. O projeto das lojas e restaurantes tem autoria de Alencar Arquitetura. Para quem aprecia a botânica, ou apenas busca um local agradável e de contemplação, o parque funciona diariamente, das 10 às 18 horas, no quilômetro 68 da estrada RS-235, em São Francisco de Paula.

Leia a matéria completa na edição 168 da Revista Decor