Planejado para um casal de médicos sem filhos e que buscavam uma morada sofisticada e de fácil manutenção, o apartamento na Vila Mariana, São Paulo, traz assinatura da arquiteta Karen Pisacane, que empregou um décor contemporâneo e com base nos tons neutros. Ao longo dos 245 m² da morada foram utilizadas soluções práticas e que exaltam o aconchego, destacando ambientes integrados e bem iluminados.
Por o imóvel estar na planta, a arquiteta não precisou realizar grandes mudanças estruturais, integrando apenas a varanda ao estar e readequando o banho da suíte do casal. Conferindo sensação de continuidade e fluidez, o mesmo piso em porcelanato claro reveste o estar e varanda, e a marcenaria se faz presente em praticamente todos os cômodos, agregando sensação de calor e acolhimento e criando uma atmosfera única.
Um dos pedidos especiais dos moradores, que adoram cozinhar, foi a criação de uma área gourmet, alocada na varanda, que conta com cooktop e churrasqueira, possibilitando receber amigos e familiares com todo o conforto para momentos de lazer e descontração. Trazendo uma atmosfera intimista ao espaço, uma das paredes da churrasqueira recebeu revestimento em tijolinho à vista. Logo ao lado, a cozinha traz layout mais reduzido, sem deixar o charme de lado, com cadeiras em um vivo tom de amarelo, pendentes laranjas e uma parede em ladrilho hidráulico. Uma bancada, que serve de apoio para o preparo de refeições, e eletrodomésticos em aço inox conferem um toque industrial à proposta.
Por estudarem muito, e terem o hábito da leitura, o casal necessitava de um espaço mais sossegado, e, para isso, a arquiteta deu vida a uma sala íntima, com sofá, televisão e bancada para escritório, permitindo assim que os dois possam desfrutar de ainda mais tempo juntos, seja para trabalhar ou estudar. No décor, tons sóbrios percorrem o espaço, com mobiliário baseado no cinza, branco e detalhes em preto, como nas cadeiras, mesa de apoio e luminária.
Indo para as áreas íntimas, a madeira é a protagonista, exaltando o aconchego e contrapondo ao piso mais frio. O dormitório principal passou por poucas modificações, já o banho recebeu dois chuveiros e uma área maior no box, e otimizando ainda mais o espaço a pia ganhou somente uma cuba.
Pensada em diferentes tons, toda a marcenaria da morada cria um interessante contraste com o piso em porcelanato e com as linhas limpas e requintadas do mobiliário, que é composto por peças assinadas e de design. Neutra, arrojada e confortável, a residência teve cada um de seus detalhes pensados para proporcionar o máximo de aconchego e bem-estar aos moradores, como um verdadeiro lar deve ser.
*Publicado na edição 152 da Revista Decor.