Reforma em Angra dos Reis descortina o mar fluminense

Com proposta contemporânea, a morada tem toque rústico e charme caiçara

Casa na praia com vista para o mar é o sonho de muitas pessoas. Esse também era o desejo dos moradores desta encantadora residência – um casal e suas duas filhas. Localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a propriedade foi adquirida há alguns anos e necessitava de modernização para coordenar com a deslumbrante paisagem do entorno. Assim, a designer de interiores Roberta Devisate deu vida à nova morada. 

Circundada pelo verde da natureza e o azul do mar, em área de 350m², a construção de 250m² surpreende. Com três pisos, tem espaços amplos que possibilitam cantinhos agradáveis para descansar e curtir com a família em meio ao cenário paradisíaco. Inicialmente, os proprietários solicitaram apenas mudanças simples, como nova mobília, ajuste nos banhos, e troca de revestimentos. Mas a potencialidade do imóvel levou a intervenções mais significativas, como a criação de uma cozinha gourmet integrada com a área social. 

Com vista de tirar o fôlego, o ambiente recebeu sofás vermelhos que se destacam ainda mais diante do azul do mar. 

Ao adentrar na morada, o frescor e o equilíbrio são percebidos como um convite ao bem-estar. Assim, as cores refletem a natureza, com tons de verde, cru e caramelo mais quente, que evocam a sensação de tranquilidade, prazer e relaxamento. Objetos de família com valor afetivo, elementos nauticos e peças garimpadas em lojas de artesanato e feiras, muitas adquiridas pela própria moradora durante a reforma, conferem personalidade à casa. 

O maior desafio da reforma foi a escada para o segundo piso instalada no meio da sala, que interferia a mobilidade entre os espaços. Dessa forma, uma nova escada foi construída e implantada na diagonal, com estrutura em base metálica central e degraus moldados em concreto no local. O guarda corpo em tora de eucalipto certificado garante segurança e beleza. 

No estar, a combinação de tons amadeirados e naturais dos móveis com o uso de cores claras propriciam a sensação de conforto e leveza. O ambiente ganha ainda mais charme com a bela luminária em bambu, Affrika, evocando o rústico chique. 

Já a área do jantar reúne modernidade e funcionalidade com mesa e cadeiras em madeira, além de um sofá integrado à parede e dois charmosos pendentes. Na cozinha funcional, o principal destaque é o painel de azulejos brancos com detalhes na cor verde menta, Lurca. Os móveis na cor branca, Bontempo Niterói, e a bancada em quartzo, Marmoraria Bossa, trazem leveza e amplitude ao cômodo. 

Com vista de tirar o fôlego, a varanda recebeu sofás e tapete em formato circular. Integrada, a área gourmet foi transformada no coração da casa. Ali, os tijolos posicionados na vertical chamam atenção e conferem originalidade. 

Uma nova escada foi construída, e colocada de forma diagonal para permitir melhor mobilidade. 

O lavabo que atende a área social também recebeu o mesmo painel de tijolos na vertical. Nas demais paredes a pintura acrílica Tamarindo, Suvinil, garante um resultado quente e sedutor. Destaque para a bancada suspensa em granito levigado recortado e para os penduradores em cerâmica da artista mineira Nicia Braga. 

Localizada no segundo piso, a área íntima concentra os dormitórios das filhas, uma suíte de hóspedes e um banho social. Essas acomodações contam com armários abertos e portas em palinha sintética, para propiciar boa ventilação e arejamento. Já a suíte do casal fica no terceiro piso e recebeu também um décor característico de praia, com móveis no tom natural de madeira. A reorganização das esquadrias originais possibilitou a contemplação do mar. Todos os banhos são modernos, com bancadas recortadas e revestidas com o mesmo porcelanato cimentício do piso. Certamente, uma residência para relaxar e aproveitar o local, que é completamente invadido pelo incrível horizonte de Angra dos Reis. 

No dormitório, as cores claras proporcionam a sensação de harmonia. 

Leia a matéria completa na edição 168 da Revista Decor