O projeto de uma rua repleta de curvas na cidade de São Joaquim, Santa Catarina, chamou a atenção do mundo ao desafiar um dos logradouros mais conhecidos dos Estados Unidos: a Lombard Street, em São Francisco. A inspiração existe – revela João Krein, diretor executivo da Logos, que comanda o projeto – e se estende também à rua Torta de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Mas diferente da ensolarada Califórnia e da charmosa Serra Gaúcha, o projeto da Rua Sinuosa pretende entregar muito mais do que os belos meandros asfálticos e paisagismo dos já consagrados endereços turísticos. A começar pelo trajeto a pé, que atravessará o ziguezague da rua, intercalando um passeio entre a paisagem circundante e os espaços de lazer projetados. Seu ponto mais alto prevê uma área de estacionamento, que facilitará o acesso ao mirante.
Longe de ser uma competição, porém se fosse, São Joaquim levaria a melhor posição. O recorde de rua mais torta do mundo, de acordo com o Guinness Book, atualmente pertence às 8 curvas da Lombard Street; e o projeto da Rua Sinuosa, com conclusão prevista para 2023, apresenta 10 curvas. Enquanto isso não ocorre, a rota californiana – que completa 100 anos em 2022 – segue titular nesse trajeto.
Em evidência, São Joaquim quer muito mais do que meramente bater um recorde: o objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento econômico a partir do turismo, já existente na região. O trecho de 450 metros de extensão com inclinação entre 14,07% e 19% promete ser um caminho promissor.