Mostra Glass Home: conheça os ambientes da exposição que encantou o Vale dos Sinos

Na edição de 2022, a conexão com a natureza é destaque absoluto

Rodeada por um paisagismo sublime, a Mostra Glass Home chega ao Vale dos Sinos com as principais tendências de arquitetura e design de 2022. A exposição traz ao visitante a conexão entre o interno e o externo em um bosque de mais de 16 mil m² em Novo Hamburgo, RS. Iniciado no último dia 22, o evento tem 25 ambientes assinados por 22 escritórios de arquitetura de renome na região e no Brasil. A mostra segue até o dia 18 de dezembro.

Para além do encanto da arquitetura e dos interiores do oásis, o espaço é vitrine para parceiros e fornecedores apresentarem o que há de mais novo em design de interiores, produtos, revestimentos e iluminação. Coube aos arquitetos Daniela Engel, Rogério Menin e Nathalia Kauer a curadoria do espaço, que foi totalmente restaurado para abrigar os ambientes que irão inspirar os visitantes. Dentre os ambientes, cinco são casas que foram construídas do zero através de diferentes tecnologias que permitiram que essas estruturas fossem edificadas de forma rápida e eficiente.

Outro destaque está na funcionalidade, já que o espaço conta com duas operações gastronômicas, sendo um restaurante e um parador piquenique, além de oferecer uma quadra de beach tennis disponível para reserva.

Confira os ambientes da Mostra Glass Home 2022:

Weekend House – BG Arquitetura

Assinada pela BG Arquitetura, de Porto Alegre, o espaço apresenta um refúgio integrado, um lugar de fuga do cotidiano, como forma de resgatar a saúde e o bem-estar. Os diferenciais do projeto iniciam na própria escolha de um tipo de construção sustentável e de baixo custo de implementação, já que essa é uma das casas construídas do zero da mostra. Além disso, a iluminação escolhida busca gerar uma atmosfera aconchegante e relaxante, com o máximo de eficiência e o mínimo de pontos. A churrasqueira e a lareira foram desenhadas pelo escritório e executadas pela Quatrum, tornando-se peças exclusivas do ambiente. O deck funciona como uma extensão da casa, o estar diurno do conjunto.

Suíte Memórias – BT Arquitetura

As arquitetas Betina e Isadora, do escritório BT Arquitetura, assinam o ambiente que busca projetar a conexão com a essência. O espaço é uma extensão do entorno, uma vez que o escritório prioriza espaços claros e bem iluminados, que remetem a luz do dia. A varanda do quarto se conecta aos jardins do Bosque. Com predominância do branco, com a soma de acabamentos naturais como mármore, couro e seixos, o ambiente tem como maior diferencial as linhas curvas que se assemelham aos caminhos da vida. Destaque também para a luminária central, projetada e desenvolvida pelo escritório juntamente com a marcenaria, a equipe de elétrica e o fornecedor de iluminação.

INFINITO SECRETO – Cristina da Luz

Um projeto pensado para oferecer refúgio e tranquilidade a um casal moderno. O ambiente assinado pela designer de interiores Cristina da Luz contempla espaço gourmet, jardim e banheiros funcionais da casa principal da Mostra. O grande projeto foi pensado em uma vida pós pandemia, em um equilíbrio que preze pelo conforto através de um ambiente fluido, harmônico e aconchegante. Entre os materiais escolhidos, o destaque fica por conta do mobiliário de linhas retas com pontos orgânicos e a cristaleira desenvolvida pelo escritório. A entrada do espaço se dá através de uma escada helicoidal, também assinada pela designer. Outro ponto alto do espaço é a automação de som, imagem, ar, cortinas e luzes e os eletrodomésticos de alto padrão. Um dos grandes lançamentos do ambiente são as pedras em Ultracompact, Só Pedras, além do mobiliário assinado da Casa Vera e das luminárias, Luminar Arte.

Glass House – Pluria Arquitetura

Entre as edificações da Mostra Glass Home está a Glass House, uma casa com paredes de vidro e estrutura metálica aparente assinada pela arquiteta Daniela Engel, da Pluria Arquitetura, também curadora da Mostra. A escolha do vidro se deu pelo contato do interno com o Bosque. Entre os destaques do ambiente está o espaço onde a banheira está posicionada, com uma claraboia de vidro acima, permitindo a entrada de luz natural no ambiente. O deck de alumínio com cor amadeirada e o mirante de vidro sob o lago existente são algumas das características da Glass House para contemplar o visual do Bosque.

Dante Spirit Bar – Gabriela Pires

Combinando o equilíbrio entre o espaço de trabalho funcional – o bistrô – e o conceito da Mostra, a arquiteta Gabriela Pires desenvolveu um projeto para criar experiências. O bistrô faz uma alusão a um parador e traz a ideia de movimento, com ambientes fluidos e cheios de vida. O espaço contempla um grande lounge, tanto interno quanto externo, que busca causar experiências e conexões incríveis ao usuário. Além disso, o ambiente tem como destaque os painéis de madeira contínuos, aliados à iluminação, que emolduram e oferecem temperatura ao ambiente. As curvas trazem fluidez e o contraste em relação ao espaço através do desenho do gesso, com cortes marcantes que mantém a simetria no ambiente como um todo.

Casa da Serra – Mayresse Arquitetura

A casa construída do zero assinada pelo escritório Mayresse Arquitetura integrou espaços e, mesmo com uma metragem pequena, trouxe a sensação de amplitude, proporcionada pelos grandes panos de vidro que se abrem e conectam com o exterior. No arquitetônico, o escritório buscou uma volumetria minimalista e prática formada por dois volumes puros, com linhas retas e abundância de luz natural. Já no projeto de interiores, o escritório buscou referências em viagens. Dentre os destaques do grande projeto, as pedras retroiluminadas e a adega sob medida fornecida pela La Cava chamam a atenção. Além desses detalhes, o sofá Herman, Natuzzi Itália, também agrega personalidade ao espaço. Os janelões de vidro tecnológico reduzem a incidência de calor e suavizam a entrada de luz natural, bem como as cortinas Koolblack, Hunter Douglas, que proporcionam que a vegetação esteja dentro de casa, mesmo com as janelas e cortinas fechadas.

Alme – Priscila Ledur

Projetado pela arquiteta Priscila Ledur, o ambiente agrega funcionalidade aliada a um belo espaço. O parador piquenique foi pensado como um espaço para trazer conexão entre lugar, natureza e pessoas. Um dos diferenciais do ambiente é a conexão dele com a natureza através do visual, já que todos os ângulos têm vista para o Bosque, refletindo o conceito de projeto com a alma do escritório. A escala do projeto, é um dos pontos principais, já que possibilita espaços com diferentes funções: contemplação, lazer e funcionalidade. Outro destaque são os quadros desenvolvidos especialmente para o espaço, uma parceria da profissional com a Quadros Divinos.

Casa de Campo – Redecker + Sperb Arquitetura e Decoração

As arquitetas Victória Redecker e Jéssica Sperb, do escritório Redecker + Sperb Arquitetura e Decoração, assinam a Casa de Campo. Entre os materiais escolhidos, destacam-se o mobiliário com traços modernos e a escolha de cores e tecidos aconchegantes. As pedras naturais e quentes trazem a sensação de relaxamento um verdadeiro lugar de escape. A Casa de Campo é uma das construções feitas exclusivamente para a Mostra Glass Home. A ideia do Bosque é introduzida no espaço através de aberturas com vegetação e natureza em diversos pontos do espaço. Há uma transição entre o ambiente social e o ambiente íntimo, que conta com um quarto e um home office com vista para a vegetação e para um lago, buscando trazer a natureza o mais próximo possível.

Estar Noir – Rogério Menin

O ambiente intimista, assinado pelo arquiteto Rogério Menin, é ousado na escolha dos tons, que prima por conforto sem deixar de lado a sofisticação. Um dos grandes destaques do ambiente é o estofado Infinito, da marca Natuzzi Itália por Gobbi Novelle. Além de trazer ainda mais elegância para o ambiente, a peça é exclusiva, já que só existem oito unidades dela no mundo, sendo que três estão presentes no Brasil, incluindo a deste ambiente da Mostra. Outro móvel que se sobressai no projeto é o estofado Dunas, que é realçado com almofadas artesanais e emoldurado por grandes vãos de vidro que integram com o jardim tropical. Essa integração é quebrada pela transparência da persiana, onde os tons escuros revelam a silhueta elegante do jardim.

Convite para Jantar – C2 Arquitetos

A arquiteta Cris Mioranza, do Escritório C2 Arquitetos, projetou a sala de jantar da casa principal do Bosque e trouxe um conceito intimista, minimalista e orgânico. Como diferencial, o projeto traz pedras naturais, a mesa principal com formato orgânico, poltronas assinadas da marca Natuzzi Itália, além da iluminação contemporânea. O ambiente se conecta com o bosque, através dos elementos naturais, como as pedras, as formas e o revestimento amadeirado.

Office Unna – Camila Oliveira

Assinado pela designer de interiores Camila Oliveira, o home office traz a união de designers e tendências através de cores e texturas. A conexão de conceitos dentro de um só ambiente. O projeto se originou através da escolha do piso, que traz as características marcantes do nordeste, que se chama Brasilidade, Ceusa, fornecido pela Elevato. A conexão com o Bosque veio através de três janelas e seus planos grandes de vidro,como se as aberturas fossem grandes quadros naturais.

Almma – Gabriela Raymundo

A arquiteta Gabriela Raymundo projetou a sala de almoço da casa principal. O ambiente se revela aconchegante, destacando-se por seus detalhes em pedra natural e tons neutros. “O espaço traz um conceito contemporâneo que busca, através de elementos e texturas naturais e um toque tropical, trazer o bem estar e o aconchego, um convite para relaxar e curtir bons momentos”, destaca Gabriela. Um dos pontos fortes do projeto é o uso da arquitetura biofílica através de plantas que conectam o ambiente com o Bosque, proporcionando uma sensação de relaxamento.

Aura – Gargioni Arquitetos

O ambiente projetado pelo escritório Gargioni Arquitetos recebeu esse nome porque busca trazer aos visitantes a energia dos elementos naturais, além de proporcionar um diálogo com o entorno. O projeto, que conta com espaços internos e externos, conversa com o Bosque através dessa energia, que proporciona uma conexão entre o homem e a natureza. O espaço traz ares modernos e aconchegantes com piso de cerâmica natural, tapete desenhado pelo próprio escritório e também o sofá Corcovado, Casiese, do designer Victor Leite. Na decoração, os elementos criam um cenário ideal para proporcionar o bem-estar e a sensação de aconchego.

Acqua Lounge – Ildo Silva

Projetado pelo arquiteto Ildo Silva, o ambiente do deck e da piscina tem como protagonista um espaço de estar, receber e contemplar. O diferencial do projeto são elementos que despertem o uso do ambiente o ano inteiro, tendo a água como protagonista. O projeto conta com dois lançamentos: o chuveiro Toró da Docol e o mobiliário da Breton. Além disso, o revestimento em torno da piscina, de pedra cimentícia, foi uma criação do arquiteto com a marca Bordas e Veredas.

CALMARIA – LS Arquitetura

O corredor vertical da casa principal é assinado pela LS Arquitetura. O projeto conta com pouca variação de cores, uma composição elegante de peças contemporâneas, plantas, pedras, madeira de demolição e concreto. Um dos diferenciais do projeto é a parede de fardo de fenos, que se torna plano de fundo para o espelho, mostrando a beleza natural no ambiente. Outro destaque é o encaixe da iluminação com a marcenaria, onde foi utilizada a melamina Mineral, Sudati. Além disso, o revestimento cimentício na parede da escada foi desenhado pelo escritório em parceria com a Penz Pisos e Revestimentos, que será comercializado após a Mostra. O forro e as paredes foram pintados com tom terroso claro para trazer a sensação de naturalidade. Por ser o espaço que conecta aos demais ambientes, o escritório trouxe uma experiência inversa, com material seco no meio de todo o verde que há ao redor.

Refúgio – Maria José Arquitetura

Um dos diferenciais da Mostra Glass deste ano é uma quadra de beach tennis funcional. O projeto do espaço é assinado por Maria José Arquitetura e busca trazer integração e conforto. O ambiente tem como diferencial as cores, o aconchego proporcionado através dos móveis soltos e da iluminação bem projetada. Destaca-se no projeto também o pergolado e as persianas, além de todo o paisagismo. ”A inspiração de todo ambiente veio do bosque, a conexão está nas sensações e no verde que se faz presente em todos os espaços”, revelou a profissional.

Read & Room – Reginato e Silva Estúdio de Arquitetura

Cleide Reginato e Gláucio Silva, do escritório Reginato e Silva Estúdio de Arquitetura, assinam o espaço, um ambiente que reúne o interno e o externo. Enquanto o interior valoriza a utilização do espaço como sala de leitura, através de um ambiente intimista que destaca o design do mobiliário solto, o externo busca a conexão com o Bosque, criando espaços aconchegantes para ler ou apenas estar e contemplar a vista. Além disso, as figuras dos quadros utilizados são em preto e branco, remetendo à imaginação de esboços feitos à mão. Um dos destaques do espaço é a valorização do conteúdo através da marcenaria em preto, quase que se silencia como pano de fundo para os livros e mobiliário. A chaise Longue Clave, Uultis, e a persiana em amadeirado preto, Unilux, fornecido pela Ambiental Cortinas também são destaques.

Wine Lounge – Salvadori Arquitetura

Projetado pela Salvadori Arquitetura, o Lounge manteve alguns detalhes originais do Bosque: as videiras que agora começam a dar frutos e o espelho d’água já existente no espaço. Dentre os destaques do projeto, estão painéis de aço carbono, que fazem a união visual entre os pilares. O ambiente se conecta com o conceito “O Bosque” através da vegetação, da água e dos fluxos criados. “As videiras existentes nos inspiraram a criar um ambiente com linhas simples, cores sóbrias e a materialidade pura, que vieram ao encontro da atmosfera sofisticada do vinho”, conclui a arquiteta sobre a inspiração do ambiente.

Espaço Ninho – Siza Arquitetura

As arquitetas Marina e Fernanda, do Siza Arquitetura, assinam o quartinho de bebê. Com a proposta de criar algo diferente, mantendo a delicadeza e o encanto do ambiente, as profissionais optaram por usar texturas nas paredes e teto. Além disso, todo o quarto é montado com móveis soltos, que permitem alteração de layout e agilizam a reforma do ambiente, por vezes necessárias, visualizando o crescimento do bebê.

Cozinha Elemental – Taaf Arquitetura

A cozinha da casa principal da Mostra é assinada pela Taaf Arquitetura, escritório de Santo Ângelo. O conceito apresentado neste ambiente reforça o conceito da própria marca do escritório, que traz os quatro elementos que regem o universo: terra, ar, água e fogo. Desta forma, o escritório utilizou revestimentos e mobiliários que remetessem aos elementos. Um dos destaques é o verde através dos revestimentos cimentícios. As cores grafite nos porcelanatos e móveis, que remetem às lavas vulcânicas e às rochas e afloram o mais íntimo do universo.

Irreverência Etérea – ZOMA Arquitetura

Projetado pela ZOMA Arquitetura, o espaço traz características já consolidadas nos projetos do escritório: leveza, fluidez, amplitude, bem estar e busca pela clareza. O espaço, que contempla a varanda e o hall da casa principal, traz pontos específicos de destaque, como as cores e formas marcantes e o uso de materiais de forma diferente do usual. Os materiais escolhidos fizeram a diferença no ambiente. O ripado de alumínio no lavabo, a iluminação técnica toda em cor Fendi, os blocos de concreto do piso na cor terracota e a pedra verde em mármore são destaques do espaço que recebe os visitantes da casa. O fornecedor Penz, juntamente com a arquiteta, desenvolveu um revestimento com uma cor exclusiva para o ambiente.


Estar Presente – Mottin Beck Arquitetura

Um projeto minimalista pensado para desacelerar, que conta apenas com o essencial. Este foi o conceito do ambiente Estar Presente, assinado pelo escritório Mottin Beck Arquitetura. O espaço busca transmitir equilíbrio de sensações, bem-estar emocional, proximidade com a natureza e a ausência de tecnologia. Os destaques do ambiente são o nicho, que nasce como uma fenda na parede curva e destacando a iluminação, além do sofá com linhas curvas que lembra uma forma geológica. Outro destaque é o efeito de textura das Tintas Killing, fornecido pela Hartz Tintas.

Mostra Glass Home 2022

22 de outubro a 18 de dezembro | Terça-feira a sábado: 14h às 20h30 e aos domingos e feriados: 14 às 20 horas.
Local: R. Almirante Barroso, 241 – Centro, Novo Hamburgo/RS
Ingressos podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria.
Restaurante: de terça-feira a domingo, a partir das 11 horas.

*Para acessar o restaurante e a quadra de Beach Tennis, não é necessário comprar o ingresso da Mostra.