Elegante e despojado ao mesmo tempo, além de muito confortável, este apartamento de 110 m² está localizado na Barra da Tijuca. A arquiteta carioca Juliana Zappa, que mora em Salvador há 11 anos, assina o projeto “casual-chic & fresh” – feito à distância – no Rio de Janeiro. Projetado para um casal com uma filha de três anos e uma pet canina, o apê aposta em marcenaria – assinada pelo escritório – e móveis atemporais no décor.
De acordo com a arquiteta, o projeto levou em consideração o próprio ofício do morador, que trabalha com pedras preciosas. Com uma atmosfera elegante, mas sem renunciar ao conforto e lifestyle carioca – que é mais despojado e visualmente leve na essência –, o apartamento é neutro e claro, com toques inspirados na icônica pedra preciosa verde Tiffany.
Na área social, o piso original, em porcelanato off white no padrão mármore, foi mantido, enquanto os revestimentos e acabamentos naturais, como linho, algodão, couro e palhinha, foram adicionados. Destaque para a estante com acabamento em laca verde claro, com nicho da TV em pedra natural, na sala de estar.
Para demarcar o espaço da antiga varanda, sem obstruir a vista, foram instaladas brises verticais na lateral do sofá da sala de estar. A varanda, fechada com cortinas de vidro para integrá-la à sala, destaca o mini-espaço gourmet com churrasqueira e adega, além de móveis com design orgânico, em sintonia com seu formato arredondado. O espaço ficou ainda mais acolhedor com as réguas vinílicas madeiradas.
Delimitando visualmente a sala de jantar, deixando-a mais acolhedora e mimetizando as portas de entrada do apartamento e de acesso à cozinha, o ambiente foi envelopado com painéis de freijó lisos nas laterais e ripados no teto. Ali, destaque para as charmosas cadeiras de jantar Thonart, na versão ebanizada.
Na cozinha, a porta de entrada que havia ali foi fechada para liberar a parede para receber os novos armários. Destaque para a bancada em Quartzito Taj Mahal, o piso e as paredes em microcimento, os armários superiores em freijó natural (sendo alguns com portas de vidro canelado) e os armários inferiores com portas no padrão lambri branco.
Em direção à área íntima, o dormitório do casal recebeu ripas de madeira finas coladas diretamente na parede e depois pintadas com a mesma tinta verde da parede para criar um efeito de painel que camufla, inclusive, a porta do banheiro e da entrada do quarto. Também ali, os armários antigos foram repaginados e ganharam puxadores de madeira. Já a reforma do dormitório da filha será feita em uma segunda etapa, enquanto os banheiros foram mantidos, recebendo apenas acabamento em microcimento sobre as cerâmicas originais do piso e das paredes.