Reschio, divisa entre Úmbria e Toscana, Itália. O país europeu, banhado pelo Mediterrâneo e por particularidades, é singular em cada uma de suas regiões. História e tradição, entretanto, são os bens comuns mais lembrados ao citar a Itália. Foi esbarrando em uma das tradições locais que a designer de interiores Nicky Dobree recebeu o desafio: ser a primeira pessoa de fora a projetar uma morada rústica na propriedade familiar em estilo vila. O morador, um sul-africano cidadão do mundo, já havia realizado um projeto de residência em Londres e uma casa de esqui em Megève, França, com Dobree.
Inserida em uma fazenda de oliveiras, que exalam elegância, a morada tem clima fresco. A natureza apodera-se de todas as vistas da casa e se estende pelo horizonte. Sua fachada de tijolos aparentes a integram ao exterior, enquanto a varanda loggia permite refeições ao ar livre, em frente à piscina com borda infinita.
Dentro da residência, grossas vigas de carvalho percorrem o teto em uma geometria perfeita. As tesouras garantem a possibilidade – mas não há necessidade – de um forro ou cobertura. No chão, o piso de travertino polido confere unidade. Paredes, ora brancas, ora cruas, combinam com os quadros das aberturas.
Há um jogo de preto e branco entre janelas e paredes. A sala de jantar demonstra bem: é minimalista. Ao passar pelo portal arqueado – aliás, todas as passagens carregam essa característica -, uma mesa preta combina com as armações da janela e aparador, cadeiras de couro preto e dois vasos sobre ela. Em contraste, parede branca, luminárias e castiçais claros. O que elimina a necessidade de mais elementos no ambiente é o design do jantar, assinado por Christian Liaigre, designer minimalista falecido em setembro de 2020.
A sala de estar conta com um toque autoral. Os sofás e poltronas foram desenhados pelo estúdio de Nicky Dobree. Almofadas claras sobrepõem o tecido de tom terroso e jarros de tom creme são preenchidos por ramos de oliveira, para manter o clima do ambiente.
Entre os cinco quartos, nada chama tanto a atenção quanto o principal. A cama é dossel, assinada por Ralph Lauren, com torres de madeira entalhadas. Ao pé da cama, baús também da brand. Poltronas de couro e latão lembram a estética londrina, onde o proprietário vive. Uma cômoda vintage, com pintura desgastada, lembra uma casa de campo inglesa, em uma mistura suave de identidades que se complementam.