O escritório do estúdio GG Arquitetura e Interiores foi concebido para ter uma cara de casa. Localizado em uma importante área comercial do Rio de Janeiro, o local tem uma vista para a Baía de Guanabara, com a Ponte Rio-Niterói ao fundo.
Com ares de loft residencial, incorpora uma sensação de aconchego única para o ambiente de trabalho. “Queríamos que o cliente chegasse e já se sentisse acolhido, livre da seriedade que um escritório tradicional inspira. Sentindo-se em casa, ele tende a ficar mais à vontade logo no primeiro encontro, sem falar que as reuniões passam a fluir de forma mais leve. Com isso, o resultado do projeto é sempre muito mais positivo”, explica o arquiteto Guilherme Galvão. “Todo mundo que chega em nosso escritório comenta que parece até uma mostra de decoração e que morariam facilmente nele”, completa o engenheiro Douglas Alexandre.
Os 53 m² da sala comercial são resultado de uma ampliação em direção à área externa, em forma de área útil, que cria um espaço considerável ao proporcionar mais conforto não só para a equipe do escritório como também para os clientes. O espaço foi projetado com cinco áreas, contemplando uma estação de trabalho da equipe, composta por quatro colaboradores, área de trabalho dos dois sócios, área da cozinha e do lavabo, estar dos clientes e a varanda.
A decoração do escritório reflete a principal linha de trabalho da dupla. Carregada de elementos que exploram memórias afetivas, o escritório recebeu desde elementos decorativos comprados em viagens até quadros com publicações de projetos assinados pelo escritório. Todos os revestimentos exploram as texturas que remetem aos elementos naturais e ao cimento. Através da adição de cortinas, o ambiente se tornou ainda mais aconchegante, aliado à presença de plantas por todos os cantos, que reforçam a sensação de lar.