Com vista para uma das praias mais famosas do mundo, Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 180 m² foi alugado pela arquiteta gaúcha Kênia Zabka e seu marido. O local, que havia passado por uma reforma recente, já estava completamente repaginado em revestimentos e acabamentos, colaborando com um trabalho sem quebra-quebra.
Anteriormente, o casal morava em São Paulo e passou boa parte da pandemia confinado em um apartamento, longe da família e amigos. A mudança para a capital fluminense surgiu como uma melhora na qualidade de vida da família, que inclui as duas cadelinhas de estimação Belinha e Zoe, da raça shih-tzu.
Fugindo do ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”, Zabka criou o self-project em colaboração com Giulia Closs, sua sócia do escritório Zabka Closs. “Por ser a minha residência, a Giulia não participou igualmente do projeto, mas trocamos muitas ideias no decorrer de todo o processo, pois a opinião dela é sempre muito importante para mim”, ressaltou a arquiteta.
Sem um conceito definido, a arquiteta aproveitou elementos com características urbanas que vieram do endereço anterior e peças novas que foram adquiridas especialmente para o novo lar. Ainda assim, o lifestyle carioca, com uma pegada praiana, dita fortemente o décor, com cores claras, plantas tropicais e materiais naturais.
Na área social, por exemplo, há uma base neutra em tons de cinza, bege e madeira. Projetada em módulos soltos ou de encaixe, a marcenaria do antigo apartamento veio na mudança junto com a mobília, recebendo apenas alguns complementos para se encaixar melhor nos novos cômodos. Somente a cozinha não foi mexida, pois era o único cômodo que já tinha toda a marcenaria pronta.
A bossa carioca é acrescentada pelo design de Sérgio Rodrigues, a tradicional poltrona Mole, um presente do marido à arquiteta, que estava de aniversário na semana de aniversário da mudança para o novo lar. Entre as novas aquisições, a mesa de apoio Cigg, Jader Almeida, e o par de poltronas Costela, ambientadas na sala de TV.
No dormitório do casal, a arquiteta aproveitou a cabeceira estofada em tecido cinza do apartamento anterior, e utilizou tons off-white nas paredes. “Na decoração, inserimos texturas e cores mais quentes, como a roupa de cama em tom de mostarda, que deixou o ambiente mais solar e alegre”, comenta Kênia. Por fim, o local recebe a colaboração externa e sem necessidade de intervenções: das janelas e da sacada é possível contemplar a praia de Ipanema.