Hotel na Sicília apresenta elegância Art Nouveau

Histórico e charmoso, o Grand Hotel Villa Igiea está renovado e com as portas abertas

Nos períodos Eduardiano e La Belle Époque, um palácio privado chamado Villa Igiea foi construído na Sicília. No final do século XIX, a família Florio comprou e restaurou o palácio, transformando-o em um hotel luxuoso, o Grand Hotel Villa Igiea. O local logo se tornou um dos epicentros da sociedade e da aristocracia da Belle Époque na Europa e hospedou a realeza, dignitários e luminares, como Nicolau II da Rússia, Eduardo VII e Jorge V da Grã-Bretanha, Chulalongkorn do Sião e o Duque de Orléans, entre seus primeiros patronos.

Nos últimos dois anos, a Rocco Forte Hotels realizou uma minuciosa renovação no Grand Hotel Villa Igiea. A vice-presidente e diretora de design do hotel, Olga Polizzi, colaborou com os renomados arquitetos Paolo Moschino e Philip Vergeylen, do Nicholas Haslam Studios, para preservar as suas características patrimoniais únicas, misturando-as com um toque contemporâneo e um efeito requintado. Mantendo mais de um século de história, o hotel possui móveis de vime e mármore de Carrara, que contrastam com mármores e azulejos sicilianos de origem local. A maioria do mobiliário foi feito na Itália para apoiar as empresas e artesãos locais. Todos os azulejos de majólica que não foram recuperados foram desenhados sob medida por Scianna Ceramiche, a mais antiga produtora artesanal de Bagheria, a leste de Palermo. Os designers buscaram inspiração para o design no edifício na forma como a família Florio vivia e nos períodos de construção do palácio. Mantiveram a biblioteca, as salas de estar e de leitura do layout original da propriedade. Hoje, o hotel conta com 72 quartos e 28 suítes, restaurante, piscina, bar e SPA.

Os dormitórios foram mobiliados com antiguidades clássicas e tecidos suntuosos em tons claros. Tetos altos, camas com dossel em tapeçaria e paredes revestidas em azul, ouro e sálvia conferem glamour. As cores utilizadas nos cômodos – amarelo romã, verde sálvia, azul hibisco e âmbar – unem os espaços. No piso dos banheiros foram usados azulejos no mesmo tema de cores, decorados à mão, conforme a tradição siciliana.

Com 114 m², a Suíte Donna Franca é um dos espaços mais impressionantes do hotel, com uma elegante área de estar, cama super king-size e um espaçoso banheiro em mármore, que oferece a máxima sensação de privacidade. A suíte é decorada com artefatos de artistas locais e tem um deslumbrante terraço privativo de 96 m², com uma magnífica vista para o Golfo de Palermo.

Na sala de leitura, os hóspedes encontram vários livros sobre a história, arquitetura e design do hotel e da cozinha siciliana. O espaço conta com um esquema de cores em tons de cinza, semelhante à recepção e corredores. Acima de um console original restaurado estão impressões históricas do Villa Igiea penduradas. Elas foram curadas em torno de uma litografia de uma pintura original de Giovanni Boldini representando Donna Franca. A sala mistura cerâmica tradicional siciliana e cabeças de Moro no tom de turquesa.

O Villa Igiea SPA inspira calma e relaxamento com azulejos sicilianos azuis e brancos e móveis de vime natural, com explosões de cores no centro da sala. Tons de verde lembram jardins e a cor azul aparece nos espaços principais, contrastando com as paredes brancas. Um teto com estampa de limão e tons de laranja picantes relembra a Palermo rural do século XVIII, que já foi uma utopia de pomares de frutas cítricas.

No Florio Restaurant, os hóspedes conseguem fazer uma viagem no tempo para o ápice da La Belle Époque em Palermo, onde os convidados mais ilustres da família Florio teriam jantado no salão Luís XVI original. Grandes espelhos antigos dão a percepção de um jardim infinito, refletindo os grandes vasos de vime com plantas mediterrâneas. A continuação do piso em parquet leva a uma sala de café da manhã em um jardim de inverno, com visual inspirado no design do início do século XX.

Com tons suaves e quentes em um espaço acolhedor e convidativo, o Igiea Terrazza Bar é envolto por abóbadas de arenito. No final das abóbadas, as paredes mais curtas são enriquecidas por encantadores afrescos pintados na década de 1950 pelo conceituado artista siciliano Eugenio (Gino) Morici. Elementos históricos foram preservados, como o mármore Rosso San Marco, bancos e lustres de ferro. O balcão do Igiea Terrazza Bar, no centro da sala, foi adornado com decorações de ferro retiradas da pérgula da entrada original do Villa Igiea. O exuberante hotel é pura elegância.

Leia a matéria completa na edição 171 da Revista Decor.