O encontro da natureza com o mar é a moldura perfeita para esta casa, localizada a poucos metros de águas que acalmam e refrescam. Disposta em uma área de aproximadamente 1000 m², a Sirena House se integra à experiência de selva de seu exterior ao mesmo tempo em que enquadra a beleza do oceano. Assinada pelo Studio Saxe, a residência em Santa Teresa, na Costa Rica, apresenta admirável arquitetura, criando a atmosfera ideal para o contexto no qual está inserida.
Para atingir este design na casa de praia, o escritório separou os ambientes em uma série de pavilhões com telhados sobrepostos, criando intrigantes espaços de circulação entre os volumes. Em harmoniosa relação entre o interno e o externo, as divisões apresentam dormitórios, áreas de estar e de serviço. Essa particularidade permite que os moradores vivenciem o ambiente natural do entorno ao se deslocarem de um lugar a outro. Já com o propósito de trazer a ideia de linhas flutuantes a esses telhados, múltiplas colunas finas sustentam seus planos. Desse modo, o mix da construção em aço e madeira, com fundações em concreto, garante leveza à morada.
A casa também permite ventilação cruzada, graças ao projeto concebido como uma decomposição dos volumes e a exposição de todos os espaços em, pelo menos, duas ou três paredes para o exterior. Em termos de sustentabilidade, diversos sistemas, como a geração de energia e design inteligente, captação de água da chuva e sistemas de reciclagem de água, fazem com que o projeto tenha uma arquitetura tropical sustentável. Cuidadosamente colocadas, as linhas estendidas dos telhados protegem tanto do sol como da chuva através de um processo de design bioclimático que analisa os padrões do sol, de precipitações e de ventos, a fim de propiciar conforto sem o uso de energia.
A combinação da arquitetura ao design de interiores, assinado por Pauline Steenkamer Nosara Design, e ao paisagismo, por Vida Design Studio, cria uma construção convidativa. A área externa ainda propõe elementos frescos, seja em função da piscina, dos variados pontos de encontro ou das amplas aberturas que oferecem contato com o interior. Integrada à natureza exuberante, a Sirena House confere um recanto perfeito.