Com cenário voltado para a Ponte Rio-Niterói, este apartamento dúplex do Gragoatá, Niterói, foi reformado – e redistribuído – pela dupla Guilherme Galvão, arquiteto, e Douglas Alexandre, engenheiro, do escritório GG Arquitetura. Para adequar o espaço aos pedidos da proprietária, a dupla sugeriu inverter a lógica dos pavimentos, que priorizava cômodos de lazer no primeiro piso e íntimos no piso superior.
Logo na entrada, o hall – vívido pela presença de verde em plantas, parede e quadro – nos conduz às escadas, passando por uma convidativa poltrona FDesign Interiores, acrescentada por uma side table da mesma brand. A cobertura tem living, jantar e cozinha/gourmet integrados em local antes destinado aos dormitórios. Os tons modernos das paredes se misturam ao mobiliário amadeirado que, por sua vez, flui e comunica-se com as plantas da Reserva Plantas.
O banheiro deu espaço ao lavabo e área de serviço. A parte externa da cobertura, antes dedicada a uma piscina, foi convertida em jacuzzi e varanda espaçosa e receptiva às visitas.
Todos os 150 m² do imóvel foram modificados. O bebê do jovem casal de moradores ganhou um dormitório com tom sutil e detalhes em madeira; além de um banheiro social colorido e geométrico, os tons neutros e atemporais dos cômodos atendem ao crescimento do menino.
A suíte do casal utiliza diferentes texturas de madeira entre os tons claros das paredes, garantindo aconchego. As ondulações da cabeceira da cama, feita com telha ecológica, ditam um decor com toque industrial, acrescido pela textura de cimento queimado que destaca o pilar e o aparador sob a televisão.
O closet e banheiro da suíte, dispostos no espaço em que antes ficava cozinha e área de serviço, foram os mais trabalhosos para a dupla de profissionais. Sem as tubulações necessárias para o cômodo, o jeito foi procurar um mecanismo motorizado que permitisse levar os encanamentos do novo banho às conexões centrais.