Parte de uma casa de 240 m² construída no final da década de 1990 por um diplomata francês, o projeto Morada Carioca integra o espaço gourmet e dá novos ares à área, criando um excelente local para quem adora receber os amigos e familiares. Adquirida por um casal de empresários sem filhos, a construção localizada no Lago Sul, bairro residencial de Brasília, já trazia arquitetura de linhas retas, mas o espaço aqui em destaque não recebia a devida atenção no projeto original. E então, com a assinatura do escritório Morada 31.12, o coração da casa pôde servir à proprietária. Além disso, moradora é gourmant nas horas vagas – amante de um bom vinho e das risadas ao redor da piscina.
Inspirado por viagens dos proprietários, o projeto atualizou o gourmet, a piscina e a cozinha e fez uso de materiais não convencionais e práticos. Por aqui, bancadas têm revestimento do frontão em pedra ardósia e combinam com o porcelanato do piso e a pintura cimentícia das paredes. Entre as marcas utilizadas, destacam-se Portobello, Silestone by Cosentino, Bontempo e Light Design+Exporlux. Com estilo predominantemente contemporâneo, o espaço aposta na integração e permite a aproximação do gourmet com a cozinha. Portanto, não há necessidade de ter todos os eletrodomésticos, garantindo um ambiente de recepção com bancada e ilha.
A cozinha continua a linguagem de poucos armários e linhas retas do espaço gourmet. Porém, a pedido dos clientes, a cor laranja envolve a marcenaria, pontuando o tom quente e energético que combina com a personalidade ativa do casal. A esquadria da copa foi substituída por um modelo maior e mais baixo, na altura de um banco colocado ao longo de sua extensão. Assim, os moradores podem se sentar e curtir a vista do lado de fora, além de sentir o aroma do alecrim plantado na jardineira da área externa. Para iluminar, o projeto segue a linha minimalista, com perfis em LED na iluminação geral e onde se preparam os alimentos.
Abrindo-se para o jardim, o local se distribui de modo a ser possível observar a área de lazer externa de todos os ângulos. Nela, um pergolado metálico suspenso e preso na fachada por cabos em aço e acabamento em aço corten aumenta o espaço de convívio, que o casal também usa como fireplace. Convidativo e ideal tanto para descansar como para receber, o projeto resulta em uma área integrada que favorece o bem-estar dos moradores.