Em um perfeito equilíbrio de contrastes, esta cafeteria evidencia a harmônica união do antigo e do novo, preservando os tijolos que compõem sua estrutura e adicionando cor. Com design de Artem Vakhrin, Katya Zuieva e Danylo Piestov, o escritório AKZ Architectura foi o responsável por proporcionar um aspecto atualizado à construção que abriga o Best Way To Cup, estabelecimento localizado perto da Praça Lviv, em Kiev, Ucrânia, resultando neste primoroso espaço. Em uma atmosfera cativante, que convida a entrar e tomar uma xícara de café com os amigos, com a família ou para aproveitar a própria companhia, o projeto BWTC traz uma renovação, que teve como fonte de inspiração o próprio local.
No passado, ali havia um arco entre as residências. Na reconstrução, surgiu um novo edifício, sendo o BWTC o primeiro negócio neste espaço. Assim, instalada na construção datada entre o final do século XIX e início do século XX, a cafeteria ressalta sua unicidade com a integração cuidadosa com o ambiente histórico, destacando texturas de tijolos antigos, que foram base para o design. Entre os obstáculos de lidar com esta arquitetura longeva, os profissionais salientaram a dificuldade de limpar essas peças-chave: por conta da idade, o processo foi delicado e a substituição era quase impossível em razão da ausência dos mesmos tijolos.
A dimensão também significou um desafio. Com apenas 57 m2 de área de piso, foi preciso criar, no estreito e profundo espaço com aberturas em arco, um ambiente para os baristas e para os clientes. No primeiro andar, a função “to go” faz com que a organização alinhe assentos de um lado e, do outro, tudo o que é necessário para o preparo do café, sem atrapalhar a movimentação das pessoas, mas permitindo o contato necessário. No andar de cima, além das mesas e dos assentos mais próximos, foi posicionada uma mesa de quatro lugares, ideal para um pequeno grupo.
Agraciado por um teto alto, o propósito foi manter o visual clean, mas com a adição de formas minimalistas e geométricas. Em relação aos tons, a cor laranja enfatiza alguns pontos, como o bar, a área de espera e o suporte que protege o andar superior, elemento perceptível que capta a atenção dos clientes logo que chegam. Já as cores cinza e a madeira foram dispostas como um fundo secundário. Acentuando a estrutura histórica, a iluminação artificial ainda confere diferentes cenários na cafeteria e, ligada à rua, a divisão em vidro transparente amplia a conexão dos ambientes internos com a capital ucraniana.