Projeto concebe um verdadeiro paraíso tropical

Natureza é emoldurada em morada em meio à mata tropical na Costa Rica

A integração à natureza era fator inegociável ao projetar a Raintree House: a intenção era que a casa aparentasse estar ali desde sempre, intocada em meio à mata tropical de Nosara, Guanacaste, na Costa Rica. E, ao projetar a morada de 750 m², o Studio Saxe conseguiu esse feito. Para isso, suportes elevaram a casa para que ela acompanhasse o topo das árvores e emoldurasse a vista do mar. O design contemporâneo foi escolhido e aliado a escolhas mais sustentáveis, priorizando materiais locais. Para que o mar pudesse ser admirado na maior parte dos cômodos, as áreas de estar e jantar e a suíte principal ficaram no segundo pavimento — uma escada que brinca entre o interno e o externo direciona ao andar.

A escada em madeira e o balanço recebem os moradores na chegada, enquanto painéis de vidro possibilitam enxergar o verde da floresta tropical. Do teto, pendem grandes luminárias com trançados delicados. Apenas uma escadaria separa o espaço da varanda da área de lazer com piscina com borda infinita. Espreguiçadeiras em madeira tornam o espaço perfeito para relaxar, enquanto as laterais da piscina recebem bancos com almofadas confortáveis. A borda infinita nos coloca frente a frente com a copa das árvores tropicais da Costa Rica.

O andar superior reserva áreas de convivência e a suíte principal da residência. Sala de estar, sala de jantar e cozinha se fundem, conectadas por aberturas em vidro. O estar prioriza tons de cinza em sofás largos com estrutura de madeira. Na área externa, o padrão se repete na varanda com um sofá ideal para contemplar a vista. A cozinha é clean, com o balcão posicionado estrategicamente para comportar o fogão e criar espaço de bancada, enquanto um banco e bancadas laterais facilitam as refeições do dia a dia. Na área externa, uma mesa de oito lugares com tampo em madeira aguarda refeições especiais. Acima, lustres com elementos naturais tornam o espaço mais aconchegante. Churrasqueira e bancada completam o lugar.

Nos quatro dormitórios, a presença de elementos naturais seguiu na escolha de revestimentos e decorações. A vista é a moldura principal dos dormitórios, com varandas individuais que permitem aproveitar o ar puro e o frescor do vento. Clean e minimalista, a suíte principal conta com painéis de vidro do chão ao teto que asseguram a contemplação da vista e a conexão com a varanda, que oferece poltronas confortáveis para momentos relax. O banho da suíte é minimalista, com revestimento texturizado e uma banheira que se torna protagonista com o contraste de cores. Já os banhos complementares receberam revestimentos especiais que personalizam os espaços. Pensada para férias de família e para hospedagem, a morada contempla luxo, bem-estar e conexão com os elementos da região.

Leia a matéria completa na Edição 173 da Revista Decor.