Salão de beleza em Brasília destaca inspiração industrial nova-iorquina

O estilo natural e o uso de materiais brutos contribuem para a linguagem elegante do interior do prédio em estilo industrial

Na Asa Sul de Brasília, Distrito Federal, o Salão de Beleza Lounge Hair & Make Up espera clientes que desejam um novo visual. Assinado pelo escritório Babel Arquitetura, o espaço não passa despercebido. Entre os pontos de realce, destaque às amplas esquadrias metálicas envidraçadas, à paleta de cores monocromáticas e ao uso de materiais em estado bruto, que aproveitam as texturas naturais ao máximo.Com paisagismo de Fábio Camargo, obra de Valmor Construções e iluminação de Só Luz Iluminação, o ambiente de 190 m² faz da linguagem dos galpões industriais nova-iorquinos a sua inspiração.

A fim de criar sensação de amplitude e conexão entre a rua e o jardim situado atrás do local, todos os blocos de elementos construídos internamente foram deslocados para as laterais a fim de não estabelecer barreiras visuais. Um anexo metálico e envidraçado com portas de correr foi criado para captar a maior quantidade possível de luz natural. Durante o dia, esse caixote emoldura a vista do jardim, já à noite, ele chama a atenção ao funcionar como elemento translúcido iluminado.

No interior, a paleta branca e cinza se une a diferentes materiais e texturas industriais que personalizam o projeto.

Como o salão fica em uma esquina de bloco, sua localização foi bem aproveitada. O espaço também abriga um café bar que atende a parte interna, durante o funcionamento do salão de beleza, e a área externa. Ali, mesas e cadeiras deixam o ambiente ainda mais agradável. Aliás, as fachadas frontal e lateral se apresentam como um amplo bloco com textura chapiscada preta. Enquanto a proposta traz o exterior escuro, o interior surpreende com uma estética elegante, que une a paleta branca e cinza a diferentes materiais e texturas industriais.

Os revestimentos e acabamentos no teto e nas paredes foram demolidos, o que deixa à mostra as estruturas originais em concreto exposto, as imperfeições da construção e os trechos de instalações aparentes. Em destaque em meio à monocromia das demais estruturas, a escada rosa que dá acesso ao mezanino proporciona identidade ao projeto. Marcadas por espelhos em serralheria desenhados especialmente para o salão, as áreas de atendimento se espalham pela extensão do térreo e do próprio mezanino. Para finalizar, o privilegiado ambiente dos lavatórios, ao fundo, traz calma e relaxamento em perfeita harmonia com a vista para a natureza.

Em equilíbrio com o décor, a escada rosa leva os clientes e funcionários até o mezanino, que amplia a área de atendimento.

Leia a matéria completa na edição 168 da Revista Decor.