Chalé em Campos do Jordão traz sensação de acolhimento e conforto familiar

Inspirado nos Alpes Suíços, o projeto teve a planta original totalmente reformulada, com destaque para o bem-estar das crianças

Pensado para transmitir a verdadeira sensação de lar, o projeto Chalé Campos do Jordão foi inspirado nos Alpes Suíços. Assinada pela Korman Arquitetos, a casa localizada em Campos do Jordão, São Paulo, teve a planta original totalmente reformulada. Extensão da casa principal, o chalé foi reformado para acolher a família do casal de proprietários – em especial as duas filhas e netos, para que possam desfrutar a estadia no local com tranquilidade e privacidade. Seguindo o estilo alpino e com ares de “casa de sonhos”, o imóvel teve sistema construtivo misto – pré-fabricada e alvenaria.

Charmosa, a residência de 180 m² ganhou espaços maiores e integrados, além de novas janelas e portas, incorporando a vista para o jardim e a natureza ao redor. Em estilo clássico e tons claros, a morada transmite a sensação de acolhimento em cada detalhe. Antes existiam somente dois dormitórios, área de refeições, minicozinha e banheiro. Com a reforma e ampliação, o chalé tornou-se próprio para reunir toda a família, contando com três dormitórios – duas suítes e um dormitório para as crianças, que é unido com a brinquedoteca -, sala de estar integrada à minicozinha e dois banheiros.

No estar, o piso recebeu revestimento vinílico, Casa Fortaleza, posicionado por cima do antigo em madeira natural. No décor, o sofá em seda rústica, Beraldin, traz o conforto necessário, juntamente com a poltrona – adquirida em antiquário – em tecido tipo verniz, na cor branca, Donatelli, e a poltrona moderna em material resinado branco. O aparador em laca e o tapete em couro de vaca completam o espaço. Neste ambiente, o forro em gesso permitiu a utilização de spots na iluminação. Integrada ao estar, a sala de jantar tem pé-direito duplo e conta com mesa de acrílico e cristal desenhada pela Korman Arquitetos, lustre de cristal antigo, Baccarat, que ilumina toda a área, e tapeçaria, Aubusson, direto do acervo da família.

Pensada para a realização de pequenas refeições – já que o intuito é reunir todos na cozinha da casa principal -, a minicozinha recebeu marcenaria, Florense, em laca brilhante branca, que conversa perfeitamente com o mobiliário da área social.

Uma charmosa escada helicoidal leva ao mezanino. Ali, o espaço foi todo pensado no clima e no bem-estar das crianças. Assim, o dormitório dos netos foi delicadamente decorado com bichos de pelúcia que pertenciam às filhas do casal quando eram crianças. Com teto pintado em laca branca, revestindo o antigo forro em madeira escura, o espaço recebe duas camas, Auping. Ainda no mezanino, a sala de TV e brinquedoteca garantem uma hospedagem ainda mais acolhedora. O piso em carpete, Santa Mônica, com desenho especial e parede revestida em tecido de padrão floral, Donatelli, compõem o ambiente.

De forma harmoniosa, os espaços de convívio trazem vivacidade. Acoplada ao chalé no piso inferior, onde anteriormente só havia a estrutura da antiga casa, a área de lazer conta com hidromassagem, fitness, sauna, banho e descanso. Envidraçada em todo perímetro, uma vista de contemplação do jardim externo e da paisagem natural parece unir a parte interna com os exteriores No espaço fitness, teto de vidro, tablado de madeira cruzeta, hidromassagem, Ouro Fino, e lareira ecológica encrustada entre a floreira. Já a área de ginástica conta com piso de porcelanato com aparência de pedra, seguindo as mesmas características da pedra miracema tão usada na área externa. No ambiente de descanso, duas poltronas, Saccaro, mesa Saarinen e luminária LED. Ao fundo, uma torneira de teto, Deca, recebe água em um vaso de cerâmica, L’oeil, fazendo as vezes de pia. A beleza particular do terreno e a estrutura ancestral compõem um projeto planejado atentamente para ser o que todo lar deveria ser: um porto seguro.

Leia a matéria completa na Edição 170 da Revista Decor.