Estrutura diferenciada permite a integração de ambientes em casa na Tailândia

Residência de 182², assinada pelo estúdio de design AUN, surpreende por sua singularidade

A estrutura externa antecipa que a arquitetura desta casa vai além dos padrões. Em Bangkok, na Tailândia, a residência de 182 m² de uma família retomou o título de lar com o projeto elaborado pelo estúdio de design AUN. No já antigo endereço da mãe e do filho, uma nova estrutura em aço delimita o exterior e o interior do terreno, sem abrir mão da entrada de ar e da iluminação do lar — potencializada pelas paredes em vidro. A casa foi posicionada estrategicamente no centro do terreno e duas aberturas distintas na estrutura de aço permitem a entrada separada, garantindo espaços ao ar livre distintos para os familiares.

Tons sóbrios contrastam com o verde vivo do paisagismo. Concreto e madeira são interrompidos apenas por grandes aberturas com acabamento preto. A casa ganha dimensão através do comprimento. Paredes laterais em vidro tem o controle da entrada de luz por cortinas sóbrias. Para a cozinha, tons amadeirados e preto criam uma separação visual. A mesa de jantar com tampo em madeira escura é cercada por bancos e cadeiras com diferentes propostas, trazendo um ar moderno ao espaço. No lado oposto à cozinha, uma estrutura branca se destaca: a escada que leva ao segundo andar tem uma proposta moderna e design único. Feita em chapas de aço dobradas, a estrutura é firme e independente.

Logo ao lado, um quadro em tons quentes vivos revigora a paleta de cores. Ao seguir pelas escadas, há espaços dedicados ao filho para receber amigos e relaxar. Sala de estar e bar ficam frente a frente e criam o espaço ideal para confraternizar. Ao lado, a varanda é facilmente integrada com largas aberturas em vidro. É neste andar, também, que escritório, dormitório, banho e camarim estão localizados em um ambiente mais reservado.

A suíte principal é aconchegante e tem como destaque seu banho espaçoso e confortável e um camarim. A paleta de cores escolhida é sofisticada e conta com tons cintilantes. Para criar um espaço único de relaxamento, o mezanino superior ao banho deu espaço ao ambiente perfeito para a prática de yoga e meditação. As inserções do projeto permitem que o andar da proprietária privilegie momentos com amigos e momentos a sós, voltados ao descanso, de maneira bem disposta.

Com design único e que capta a atenção, exterior e interior se conectam à proposta de unir esta família e criar um espaço para que novas recordações sejam criadas.

Leia a matéria completa na edição 173 da Revista Decor.