O acolhedor e aconchegante loft Casa Amarela, espaço projetado pela dupla de designers de interiores Vanessa Buonomo e Gabriela B. Dutra, do Infinitah! Projetos, abraça os visitantes com sua sinergia florianopolitana. Luciana Andrade, idealizadora do refúgio, recebe seus hóspedes de quinta a domingo. Seu marido, Alessandro Bulgarini d’Elci, assume o papel de chef no preparo de uma carne na pedra caxambu no fogo de chão em meio à experiência de estar em um cenário que lembra o de um filme.
Junto à casa, as designers de interiores projetaram um ateliê permanente para Luciana e seus convidados criativos. Com a autenticidade de uma morada construída há décadas pelo pai italiano e a mãe alemã de Alessandro, carrega também a rusticidade e a simplicidade de um pequeno castelo – tudo a ver com sua história de família. Como identidade que valoriza a história do local, o nome da morada homenageia a cor amarelo ocre da construção.
Para fazer um loft destinado a receber hóspedes a partir da casa, foi usada a área da frente da construção preexistente com a redução de parte da ampla garagem para ampliar o dormitório. Assim, as profissionais do Infinitah! Projetos aproveitaram os 3,5 m² para encaixar a cama em uma caixa de madeira que emoldura a área de descanso e aquece o ambiente de 14 m².
Ao lado, o banheiro de 8,72 m² e pé-direito duplo compartilha do mesmo piso nivelado do quarto, de porcelanato com aspecto de cimento queimado, tom da bancada de alvenaria com uma cuba de pedra-sabão acompanhando o tom cinza.
Para o conforto dos hóspedes, o split climatiza o ambiente, frigobar, micro-ondas e um recanto para refeições rápidas ou um chá feito na chaleira elétrica, junto à janela nova com vedação acústica total. Com a formatação do loft, foi excluída uma abertura para que o banheiro – antigamente voltado para a área externa – se conectasse ao dormitório. Pelo novo projeto, o acesso ao banheiro não tem porta, é uma abertura, ficando fechada apenas a área da bacia sanitária.