Residência em Tsukuba, Japão, evidencia natureza e tranquilidade do campo

Com vista para a paisagem, a morada japonesa une conforto com tranquilidade em 311 m² de área

O Monte Tsukuba se ergue pelas longas plantações de arroz na província de Ibaraki. Ali, uma propriedade, executada pelo escritório NAOI architecture & design, tem cômodos paralelos à rua, oferecendo uma vista da paisagem de qualquer ponto da casa. Seu exterior tem uma beleza simples que se mistura perfeitamente com o ambiente verde. A natureza da região se mistura com a arte de jardinagem do proprietário, um arquiteto paisagista. No jardim da fachada, um riacho artificial estabelece uma comunicação ainda mais elegante da residência com o ambiente natural de Tsukuba.

Para solucionar a inclinação de parte do terreno, foi executado um piso suspenso na área, dando impressão de ser “flutuante”. Elevado e aberto, o living tem vistas para os campos de arroz e uma floresta ao fundo. Além disso, a varanda é integrada ao ambiente.

Em contrapartida, o estar tem piso rebaixado junto ao sofá, de modo que, ao sentar se tem a sensação de estar imerso na natureza. Além de aproveitar a paisagem natural do local, uma árvore hackberry (olmeiro) de 8 metros de altura foi plantada ao lado do terraço do deck, aumentando a sensação de profundidade ao olhar para fora. As intervenções do proprietário foram feitas para criar uma “natureza secundária” ao redor da casa, com espécies exóticas.

O projeto aproveita ao máximo a luz e a ventilação naturais, com pouca necessidade de ar-condicionado. Já a combinação de um design moderno e elegante com materiais orgânicos, como móveis de madeira e um painel de pedra acima da lareira, permite que a beleza arquitetônica e a beleza natural se equilibrem e se destaquem da melhor maneira possível. A fim de manter coerência com o ambiente em que está inserida, a residência foi construída pensando em reduzir ao máximo os impactos na natureza. Assim, a casa oferece aos residentes a oportunidade de desfrutar da paisagem em constante mudança e sentir que fazem parte dela. 

A arquitetura típica japonesa é observada principalmente nos dormitórios, que são baixos e concisos. No dormitório principal, cama, sacada e escrivaninha dão conta da elegância do espaço. Para lavar a alma, uma banheira próxima de uma janela de canto dá vistas para a natureza singular do local. A quietude da residência permite um clima de relaxamento, tornando a experiência de morar em Tsukuba um ato ainda mais saudável ​​tanto para o corpo quanto para o espírito.