Conhecida pelas ondas e pelo cenário exuberante, a praia de Santa Teresa é uma pequena e encantadora cidade na província de Puntarenas, na Costa Rica. Assim como a praia exibe sua bela fauna e flora, a casa Naia também expõe seu charme natural. Com, aproximadamente, 344 m², a propriedade é um convite à conexão com a natureza. Assinada pelo escritório Studio Saxe, a residência está situada a poucos metros da praia, em meio ao verde, propiciando aos proprietários e visitantes bons momentos para desfrutar da tranquilidade e beleza singular do local.
Com arquitetura tropical e dois pisos, a propriedade tem design moderno de linhas retas. A madeira de teca reflorestada é um dos principais materiais, visto no teto de pé-direito duplo, que engloba parte da cozinha, estar e jantar. Nessa árca, as estruturas são feitas de aço leve, com teto de aço e telhados de teca. A construção segue o conceito de sustentabilidade, tendo o telhado como um guarda-chuva vertical em que foram usadas telas e padrões de teca para criar uma luz difusa, coletar água da chuva e fazer o reaproveitamento no jardim. Além disso, painéis solares auxiliam no fornecimento de água quente, reduzindo assim o uso de energia em toda a casa.
Nos interiores, o branco das paredes contrasta com os móveis que combinam madeira, concreto e fibra natural. Com décor assinado pela designer de interiores Cristina de Freitas e inspirado no Brasil, a morada busca o bem-estar praiano, apresentando leveza e aconchego por meio das peças e do layout dos ambientes. Nas áreas de comum acesso, a madeira é a protagonista, presente na mesa de jantar, cadeiras, estruturas de sofás, poltronas e nos armários da cozinha. Para coordenar com os móveis em madeira teca, os objetos decorativos mesclam madeira, ratã e macramê. Já o projeto luminotécnico conta com lâmpadas de LED embutidas, que evidenciam ainda mais a beleza da casa.
Para dar a sensação de amplitude e conforto, estar, jantar e cozinha foram integrados, destacando a praticidade e promovendo o contato direto com a área externa devido a ausência de paredes no entorno. Propício ao descanso e para aproveitar a luminosidade natural, o confortável estar dá destaque a cor preta em alguns móveis, como cadeiras, mesa de centro e nas estampas das almofadas. Já os pendentes de vime evidenciam o charme do ambiente. Na sala do jantar, mesa e cadeiras de vime seguem a mesma proposta praiana. Compacta, a cozinha tem o visual moderno e funcional, com bancada de concreto e embutida na parede. Com acesso facilitado da cozinha, estar e jantar, a piscina está logo ao lado, podendo ser usufruída a qualquer momento.
Ainda no térreo fica localizado um dos três dormitórios. Os demais ficam no piso superior, todos com vista para a natureza e decoração clean que proporciona o aconchego. Feitas em madeira natural, assim como os guarda-roupas, as camas tem um efeito flutuante. Já os pendentes de vime atuam como lâmpadas de cabeceira.
A beleza arquitetônica é duplicada com a construção erguida ao lado da casa, também assinada pelo Studio Saxe para os mesmos proprietários. Assim, Casa Naia é o local perfeito para relaxar e apreciar o que a natureza da Costa Rica tem a oferecer.