Localizado na Rua da Moeda, em Lisboa, capital portuguesa, este apartamento reuniu elementos de uma verdadeira reforma cosmopolita. Com projeto do Estúdio Obra Prima, a morada está em um edifício centenário de seis andares, que passou por um processo recente de retrofit. Para preservar as riquezas da história do local, detalhes como piso de madeira da época da construção, paredes com o mesmo revestimento da fachada e esquadrias foram mantidos e restaurados no novo projeto.
Celebrando a amplitude, o hall passa por uma janela com vistas para um jardim externo e convida para entrar em suas amplas salas com pé-direito duplo. Antiquários e obras de arte do casal de moradores se esgueiram pelas paredes e estantes do apartamento. O mobiliário exalta a arte lusófona brasileira de Jader Almeida em harmonia com o mobiliário português. Ainda na sala, o restauro das belas poltronas Le Corbusier deu um toque de modernidade ao espaço.
O espaço social foi valorizado pela integração entre cozinha e estar. A pequena separação que existe é transparecida pelo vidro e só pode ser notada pela sutileza das esquadrias de ferro. Peças de Antiquário iluminam todo o apartamento e se mimetizam à estética do imóvel. Ainda na área social, um espaço para charutaria foi pensado para receber os amigos; aqui, o neon marcante faz referência ao fado – clássico estilo musical português.
A área íntima é acessada por um corredor que leva aos cinco dormitórios, com marcenaria em madeira natural. No dormitório das crianças, beliches com mesinhas, Fuschini, compõem o ambiente. A paleta clara e os tons neutros marcam a escolha dos mobiliários e revestimentos da área íntima.
Na suíte máster, a cabeceira é iluminada por balizadores que desenham luz na parede, enquanto um sofá posicionado entre a cama e a televisão cumpre a função de recamier. O espaço é completado por um amplo closet em madeira e vidro. Por cada dormitório, detalhes criam uma atmosfera única ao mesmo tempo em que acolhem igualmente. Um projeto digno do nome do estúdio que o executou: uma obra prima.