Harmonia atemporal e estilo minimalista são destaques no décor

Foto: Ilana Bessler
Aconchegante e funcional, apartamento em São Paulo explora a união de diferentes estilos dando personalidade aos ambientes

Preservando a arquitetura do local, o Apê LF, localizado em São Paulo, tem seu design de interiores projetado pelas arquitetas Carolina Escada e Patrícia Landau, do escritório Escala Arquitetura. Acrescentando um conceito atemporal e minimalista ao estilo industrial presente na arquitetura, através das paredes em tijolos e molduras pretas das esquadrias, além da iluminação, o imóvel de 114 m² dispõe de estar, jantar, cozinha, banho e suíte.

Logo na entrada do apartamento, projetado para um jovem casal, é possível apreciar a combinação de conceitos. O estar recebe uma paleta neutra, contrastando com a parede de tijolos na cor natural. Compondo o design de interiores, o sofá Bass, assinado por Jader Almeida, Arquivo Contemporâneo, o tapete, Galeria Hathi, a mesa de centro e o pufe oval Tempo, Olho Móveis, e as luminárias, Dimlux.

Além de atemporalidade e conforto, outra aposta das arquitetas para os ambientes foi a utilização da marcenaria. No estar, o freijó lavado está presente nas gavetas da estante, que serve de apoio à decoração e acomoda objetos decorativos, e no rack flutuante abaixo da televisão, que tem ainda a função de minimizar a passagem da área social para a suíte principal.

Integrada à área social do apartamento, o jantar comporta uma mesa arredondada em madeira, Amorfa, Arquivo Contemporâneo, cadeiras Lotus, Etel, e luminária pendente, FAS. Fazendo a transição entre a porta de entrada e o jantar, o espelho Basel, de Jader Almeida, foi acrescentado. Assim como no estar, o espaço segue a premissa de tons neutros e um décor atemporal.

Em um espaço que já era aberto para o jantar no projeto original, a cozinha passou por uma leve adaptação para integrar ainda mais os ambientes. Estabelecendo uma conexão entre a área de preparo das refeições e a área social, uma bancada em madeira foi adicionada, junto à banquetas Anita, de Aristeu Pires.

Já na suíte principal, a opção foi transformar os dois dormitórios do imóvel em um cômodo unificado, dispondo de dois banhos e um espaço para home office. À pedido dos moradores, uma estrutura em forma de arco foi mantida para criar a ideia de separação dos ambientes, possibilitando a utilização dos cômodos em momentos diferentes. Para o home office, uma escrivaninha em madeira foi acrescentada. No espaço de descanso, a paleta clean se sobressai, junto com um mobiliário aconchegante e o revestimento de papel de parede padrão linho em tom natural. Assim como o rack do estar, o aparador também é composto por madeira freijó.

Desta forma, a união entre o design atemporal e os detalhes industriais agregou charme e acolhimento à morada, resultando na combinação ideal tanto para momentos de lazer e receber convidados, quanto para o trabalho em home office.

Publicada na edição 162 da Revista Décor