Morada traz atmosfera litorânea para os interiores

Projeto no rio de janeiro inspira ambientes convidativos com o aconchego da madeira e tonalidades serenas

Ter como inspiração a beleza natural que envolve a própria morada é um privilégio, assim como chegar em casa e perceber que a atmosfera litorânea do lado externo te acompanha até o interior. Com a ideia de trazer o mar para dentro da residência, este apartamento localizado em frente à Lagoa da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, envolve seus charmosos espaços em nuances de azul e branco, tons protagonistas do lar.

Com assinatura de Linda Martins e Linda Cris Araújo, do escritório Maraú Design, este projeto de 140 m2 faz uso de elementos que evidenciam a leveza e o aconchego. Escolhidos de acordo com o conceito, os materiais propõem acolhimento com as aplicações em madeira no tom amendoado e off white, além de cerâmicas e outros toques rústicos. Entre as mudanças, foi necessária a manutenção da parte hidráulica e a substituição da elétrica.

Despertando sensações tranquilas, o décor é perfeito para o dia a dia da família,um jovem casal e seu filho de cinco anos. No estar, a composição ressalta o sofá off white, o tapete turco e o elegante lustre, Moooi, bem como a poltrona Mole, Sergio Rodrigues, em camurça, e a estante em azul serenity. Já a escada com guarda-corpo em metal e detalhes vazados em formato de gota passou a ser vista como arte, enquanto o grande painel em madeira ripada é o responsável por ocupar a parede de pé-direito duplo e trazer um aspecto contemporâneo.

O desejo dos proprietários por ambientes mais amplos, para conviver mais dentro da morada, fez com que as profissionais integrassem o living e a cozinha, excluindo a divisória que antes bloqueava essa aproximação e possibilitando a entrada de iluminação natural pelas amplas janelas. Aberta e igualmente ligada ao jantar, a cozinha aposta em mobiliário criado com molduras nas portas e vidros, um visual romântico para acomodar os utensílios funcionalmente. Cerâmicas em tom de azul claro, Color-mix, e louças e metais retrô integram o décor. Já na divisão com a lavanderia, um painel em cobogó mantém a luminosidade e impede a visibilidade completa do espaço. Seguindo para os ambientes íntimos, a suíte do casal projeta um belo contraste dos tons suaves com o preto. A cama e a mesa de cabeceira, desenhadas pelo Studio Linda Martins, harmonizam com a aquarela na parede, Studio A Casinha, e demais itens do décor. Já o seu banho revela uma atmosfera escandinava com estilo minimalista. No segundo andar, outro ponto de encontro, este delimitado pela borda da escada, dá espaço para um bar e ganha destaque com a obra, Solferini, que, assim como o restante do apartamento, realça tons de azul que saem do mar para adornar a morada da família na Cidade Maravilhosa.