Residência promove um passeio arquitetônico

Morada convida para um promenade infinito, onde a vista divide a beleza paradisíaca do ambiente com o lar forjado para parecer parte da natureza

Porto Cervo, Sardenha, descortina a incrível natureza selvagem que se molda entre o sol, as rochas e o mar do Mediterrâneo. Como referencial de sua localização privilegiada, a cidade está 350 km a oeste de Roma, separada pelo mar, ao sul de Córsega e ao norte da Tunísia, na África; pelo mar, Sardenha ainda é acessada a leste por Barcelona, na Espanha, e Marselha, no sul da França. Foi neste espaço lotado de enseadas, na Costa Esmeralda – onde encontram-se as mais paradisíacas praias da Itália –, com o mar de quintal, que o projeto do escritório francês Stera Architecture, comandado pela arquiteta Stefania Stera, se materializou.

As vistas exuberantes do ambiente somam-se, a partir da execução do projeto, aos 350 m² de terraços que priorizam a contemplação. A residência de cor cinza parece incorporar-se à natureza ao seu redor, e suas formas orgânicas lembram uma maquete de cerâmica finalizada com estecas. Com um aproveitamento impecável, 750 m² de morada surgem em meio aos blocos e volumes misturados às rochas naturais da ilha.

Em sua arquitetura, como condução do todo, são traçados dois eixos: um em direção ao mar, outro em direção às rochas. A intersecção permite a articulação dos diferentes lugares importantes do local e o estabelecimento de dois platôs, ambos experienciados como pisos térreos. O percurso do “promenade architecturale” é um verdadeiro símbolo do infinito. Uma rampa descendente da sala de estar em direção ao leste conecta este nível com a parte inferior completando um loop. E nem é desinteressante retornar inúmeras vezes ao passeio arquitetônico do local, já que as referências, vistas e detalhes permitem uma nova experiência a cada caminhada.

Em diferentes níveis da residência, Stera brinda pontes, portais, túneis e mirantes. Um toque tradicional é acrescentado pela presença de belas cerâmicas, que ditam a atmosfera italiana em revestimentos que vão do chão às paredes. Outro diferencial é o clima perene que se faz em um local que muitas vezes é apreciado como destino de verão. A calefação, com radiadores Antrax It, permite amenizar o frio que o espaço aberto e o vento do mar trazem no inverno.

Nos interiores, detalhes naturais e formas orgânicas têm protagonismo absoluto. Rochas que se deixam escapar pelos corredores, um pendente de galho sobre a mesa de madeira e bordas brancas. Grandes aberturas e um piso estampado com linhas irregulares chamam a atenção. Um sofá de concreto ajuda a dividir ambientes, ao mesmo tempo em que suas almofadas multicoloridas convidam a relaxar.

Em torno do pátio central, as suítes também demonstram a imponência do projeto. A parede semicircular dá forma ao dormitório revestido por uma cerâmica de padrões complementares, o mesmo visto na área externa e em um dos banhos. O outro banho recebe um revestimento polido, que brilha com a luz externa que invade o espaço inteiro. Assim, o resultado é um esplendor arquitetônico.

Leia a matéria completa na edição 171 da Revista Decor.