Design transforma histórico edifício soviético em restaurante contemporâneo

Feito para compartilhar, espaço cria uma atmosfera de lifestyle contemporâneo

Eclético e irreverente, Follower foi pensado como um espaço moderno para os millenials que gostam de mídias sociais mas que, ao mesmo tempo, nunca se esquecem da vida social. Localizado em uma das ruas mais antigas e longas de Kiev, o restaurante ocupa dois andares de um edifício histórico recém-reformado. Conhecido como Stalinka, o prédio originalmente construído na década de 1950 pelo arquiteto Osip Kryvoglaz tornou-se parte do conjunto da arquitetura soviética em Kiev.

Encarregados do novo projeto, os designers do escritório YODEZEEN se depararam com duas tarefas essenciais: preservar ao máximo a história da construção e, ao mesmo tempo, criar um espaço onde as experiências offline e online dos visitantes fossem completamente interligadas. Assim, o ambiente foi idealizado para que os clientes aproveitem o momento, mas também para ser “instagramável”, ou seja, perfeito para compartilhar nas redes sociais.

Organizado em dois níveis, no primeiro andar foi posicionado o bar de coquetéis e uma mesa comum, compondo um espaço mais informal. Já no segundo pavimento, com uma atmosfera mais intimista, encontram-se lugares mais reservados. As áreas de jantar, para até 84 pessoas, são decoradas com poltronas de madeira e metal, além das mesas em madeira e concreto. Uma parte do mobiliário é sob medida, enquanto a outra é composta por peças dinamarquesas.

Aumentando a sensação de amplitude, o teto conta com cinco metros de altura. Tijolos de terracota nas paredes, madeira em tom mel e um revestimento de aço laminado no primeiro nível criam uma atmosfera marcante no restaurante. Materiais como aço e vidro também foram integrados para criar um décor autêntico e original, junto a paleta de cores vivas do interior, com tons de verde, azul marinho profundo e prata.

No primeiro andar, o destaque fica por conta do cocktail bar com três grandes espelhos de quatro metros de altura com uma imponente lista de drinks exclusivos. O balcão do barman, em madeira fundida, é emoldurado por uma estante em cerâmica estilizada com mais de 300 livros. A mesa comum feita em madeira com suportes em metal maciço está localizada no meio do primeiro nível e é dedicada ao desejo constante da geração do milênio de se comunicar também offline.

Uma escada em metal, com um visual enferrujado, conecta os dois andares. O destaque principal do pavimento superior é o design personalizado da estante com livros em vidro iluminados em azul. Os lavabos continuam explorando um ‘’design for instagram’’, com divisórias azuis e lavatórios de basalto na forma de uma peça rústica de pedra e um grande espelho gradiente.

A temática dos livros, claramente traçada ao longo dos ambientes, define o Follower como uma imagem coletiva de uma geração Y vivendo em dois mundos paralelos: o virtual e real. Combinando diferentes materiais, os ambientes trazem o encontro entre o passado histórico da construção e o presente, marcado pelo visual sofisticado e contemporâneo.

Publicado na edição 159 da Revista Decor