Casa no litoral paulista une arquitetura e vegetação para criar ambientes convidativos

Projeto dos escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura aproveita ao máximo a iluminação natural

Entrar nessa casa pode causar paixão à primeira vista. O verde do jardim invade os ambientes e cria uma atmosfera cheia de vida, inspirando um tom acolhedor e convidativo perceptível desde a porta de entrada. Localizada no Guarujá, litoral de São Paulo, a morada é o refúgio perfeito para fugir da rotina agitada da capital. Fruto da parceria entre os escritórios Rua 141 e Zalc Arquitetura, o projeto foi desenvolvido para aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada e trazer a natureza para os interiores.

Com um grande espaço disponível, os arquitetos tiveram a liberdade de projetar em uma área de 525 m², resultando em uma casa de 400m2. O projeto apresenta cinco suítes, piscina, área gourmet, cozinha, living, home theater e dormitório de serviço. Para garantir funcionalidade e privacidade, os ambientes foram distribuídos em dois pavimentos. Enquanto o térreo ficou destinado para a área social, o andar superior recebeu as áreas íntimas.

O pé-direito duplo do living e jantar reforça a circulação de ar dos espaços. Além de trazer o verde para os ambientes internos, a presença de grandes aberturas laterais e clarabóias faz com que os cômodos sejam super iluminados pela luz solar. No décor, peças com design marcante trazem sofisticação. A textura dos elementos naturais no mobiliário, como a madeira e a palha, compõe um cenário que une o rústico e o tropical. Já a escolha do uso da pedra moledo, na área externa, foi fundamental para trazer conforto térmico para a casa, além de inspirar a estética mais rústica.

A criação de um eixo onde a área externa se aproxima da interna faz com que a piscina seja também o cenário do living, criando uma raia que é coberta e descoberta. A ideia foi integrar interior e exterior, tornando quase imperceptível a separação dos ambientes no térreo. O jardim vertical, composto pelos pilares estruturais, traz a natureza para a área gourmet e para a área coberta da piscina.

Também foram criados jardins na cobertura do primeiro piso para levar conforto térmico aos ambientes. Através do paisagismo, a casa ganhou uma diversidade de espécies tropicais, com uma grande variação das texturas e tons de verde. A presença de plantas, além de aproximar a natureza e tornar o clima mais agradável, também garante um toque relaxante. A proposta traz ainda soluções sustentáveis, como placas solares para aquecimento da água da casa, utilizando a sobra de calor para auxiliar no aquecimento da piscina e do SPA.

Subindo as escadas, a área íntima conta com a mesma atmosfera calma e aconchegante. As suítes ganharam grandes aberturas voltadas para o terraço linear com um pergolado. Nos banhos, foram projetadas claraboias sobre as bancadas para ampliar a iluminação natural e reduzir o uso da energia elétrica. Para compor o décor dos dormitórios, peças e tons que evidenciam o conforto.

Como um paraíso pessoal, a casa contempla tudo que é necessário para fugir da rotina corrida das cidades grandes. Abraçados pela vegetação, os ambientes exploram a conectividade com a natureza até mesmo na área interna. Amplos e bem iluminados, os espaços unem a vibe tropical com um conforto sofisticado aparente em todos os detalhes. Contemporânea e aconchegante, a casa aposta em referências distintas que criam sua personalidade única.

Publicado na edição 159 da Revista Decor