Casona Sforza, no Pacífico mexicano, impressiona por paisagem e arquitetura distintas

Acomodações em formato de abóbadas cilíndricas desafiam o padrão usual e criam uma perspectiva única, tanto de dentro quanto de fora

Um paraíso arquitetônico localizado de frente para o mar do Pacífico, cercado pela vegetação de La Barra de Colotepec, no estado de Oaxaca, México, com o deslumbre de um lindo entardecer. Assim é o hotel Casona Sforza, que nasceu da idealização de seu fundador, Ezequiel Ayarza Sforza, depois de uma viagem a Puerto Escondido em 2010.

A diversidade do local, a comunidade e a percepção de que as tradições estavam se perdendo entre os jovens foram os motivos para a criação do projeto Pueblo del Sol, com o propósito de resgatar memórias, transformação humanitária e preservar os costumes ancestrais. Com a ideia já implementada, faltavam recursos para manter o empreendimento. Foi quando Sforza imaginou um local que pudesse gerar benefícios para a continuação das ações da comunidade. 

Anos mais tarde, após muitos esboços junto ao renomado arquiteto mexicano Alberto Kalach, surgiu o projeto do Casona Sforza, construído pelo seu escritório Taller de Arquitectura X. Inaugurado em dezembro de 2020, o objetivo principal é fazer com que as pessoas se sintam como se estivessem em sua segunda casa. 

Com arquitetura anti-sísmica, o hotel é representado por várias abóbadas. A mistura do contemporâneo com o artesanal cria uma arquitetura diferenciada e admirável. Um longo pergolado com plantas variadas conduz os hóspedes até à grande piscina em formato circular, cercada por areia clara e fofa. Os tons terrosos dos ambientes e materiais naturais utilizados, como a madeira e os revestimentos, expressam leveza e aconchego.

Em formato de arco, os 11 dormitórios foram divididos em júnior, sênior e máster, com uma grande estrutura em suas dimensões. Os móveis fixos como banheiras e pias parecem ter sido esculpidos nas pedras. Um portão de madeira com persianas instalado em cada um dos arcos confere ainda mais charme às acomodações.

Com clima tropical e média de temperatura anual de 20ºC, a beleza e os diversos ambientes externos do Casona Sforza são um constante convite ao relaxamento. Na área social, as confortáveis poltronas, os tapetes e as almofadas trazem destaque e cor aos espaços, além do conforto das redes, espreguiçadeiras, mesas e cadeiras ao ar livre. 

Cada detalhe foi pensado cuidadosamente, prezando sempre pela sustentabilidade, responsabilidade ecológica e no bem-estar da comunidade.  Para evidenciar a cultura e o trabalho das pessoas da região, o Casona Sforza tem em sua decoração peças produzidas por oleiros, marceneiros, fazendeiros e apicultores, nas oficinas de Pueblo del Sol, resultando na bela apresentação das louças, tapetes, cortinas e cadeiras. Além disso, visitantes e turistas podem apreciar a gastronomia, com pratos preparados pelos chefs, com sabores tropicais e ingredientes frescos colhidos nos pomares dos produtores locais, com respeito a cada ciclo sazonal.

Leia a matéria completa na Edição 166 da Revista Decor.