Casa de veraneio evidencia estilo urbano para estimular o convívio

Projeto da arquiteta Patricia Penna aposta em ambientes amplos e integrados, evocando o frescor do litoral

O estilo urbano marca os ares de integração desta casa na praia, assinada pelo escritório da arquiteta Patricia Penna. Com 670 m², a morada contempla os principais desejos dos moradores, conferindo personalidade a cada ambiente. Localizada no litoral norte de São Paulo, a edificação contemporânea tem atributos que remetem aos imóveis localizados na cidade, em detrimento de materiais naturais, como madeiras e fibras.

Buscando se diferenciar do conceito praiano, a profissional apostou em uma arquitetura moderna com design limpo e linhas retas. Para criar uma atmosfera receptiva, típica do verão, a casa tem uma área social integrada, que garante espaços ideais para os momentos de lazer. “Levamos para o projeto um estilo urbano, sem traços comumente encontrados em casas do litoral. Ainda assim, elevamos a poesia que emana uma residência praiana”, conta Patricia.

Unindo toda a área social, estar, jantar e home theater se conectam com o espaço gourmet e a ampla varanda. Acabamentos, revestimentos resistentes e peças aconchegantes dialogam com a proposta do projeto e marcam o décor. No estar, tons de azul ditam a tendência e quebram a paleta neutra, aparecendo em quadros e no tapete de estampas geométricas. Destaque para a varanda, cujos móveis apresentam um contraste entre linhas retas e traços orgânicos para criar uma sensação de conforto.

No pavimento superior, a área íntima contempla suítes funcionais e marcadas pela predominância da paleta neutra, evocando a sensação de repouso e tranquilidade. Pela primeira vez, a madeira aparece pontualmente, através de efeitos modulados ou ripados. Agregando luz natural, amplas janelas abrem espaço para a vista privilegiada.