Apresentando semelhanças e pluralidades, o Sesc Consolação traz a exposição “Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa” até o final de fevereiro. Inédita, gratuita e com indicação classificativa livre, a mostra reúne imagens, objetos de arte e artesanato, produção têxtil, esculturas e criações literárias do Brasil, de Angola, de Cabo Verde, de Guiné Bissau, de Moçambique e de São Tomé e Príncipe em uma verdadeira troca cultural. Com curadoria do designer Renato Imbroisi, a exibição convida a refletir sobre as similaridades, reforçando a potência dos intercâmbios culturais e promovendo o respeito às diferenças.
Entre os objetivos destacados, a celebração de traços comuns entre esses povos distantes e a revelação da alegria de se reconhecer no outro são pontuadas na exposição. Para um melhor entendimento do público, há, na entrada, um mapa que indica a localização de cada país, junto de uma breve descrição de sua história e cultura que se relacionam com as peças ali exibidas. Além das artes apresentadas, vídeos com depoimentos dos artistas também fazem parte da composição. E, por meio de fotografias e objetos/obras, o cotidiano dos mercados também é contemplado.
Para evitar o contágio e disseminação da Covid-19, o tempo máximo de permanência no local é de até 60 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório durante toda a visita. Em cartaz no Sesc Consolação, São Paulo, até 27 de fevereiro, o público pode conferir a mostra das 15h às 21h, de terça a sexta, e das 10h às 14h aos sábados, com visitas feitas mediante agendamento prévio pelo site do evento.