Exposição narra a trajetória de Bernardo Figueiredo

Divulgação
A mostra, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, reforça a atuação do arquiteto e designer em diversas áreas ao longo de sua vida

O MCB – Museu da Casa Brasileira, localizado em São Paulo, recebe até dezembro deste ano a exposição Bernardo Figueiredo: Designer e arquiteto brasileiro, que apresenta as contribuições do profissional para o design e arquitetura nacional. Apresentada a partir do hall, a mostra se estende pelas três salas principais do museu, em todas se destaca a relação harmônica que Bernardo criou entre a arquitetura e o design de móveis. 

Ao adentrar à primeira sala, o visitante se depara com uma linha do tempo sobre os importantes eventos que fizeram parte da vida do arquiteto. Além disso, neste ambiente também foram expostos desenhos feitos por Figueiredo durante sua passagem pela cidade de Porto Seguro, no estado baiano, onde realizou alguns projetos urbanísticos.

Em outra sala, é possível observar 11 peças desenhadas por ele na década de 1960, além de fotos de ambientação da época, incluindo imagens da morada do arquiteto, que foi cenário do filme Garota de Ipanema, em 1967, onde Bernardo foi figurante. As peças estão expostas separadamente para que o visitante compreenda os detalhes dos encaixes do móvel. Criada em apenas dez minutos para um programa de televisão, a Poltrona Carioca é um dos destaques.

Ainda há um espaço dedicado ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Nele são apresentados móveis originais que fazem parte do palácio, assinados por Bernardo, como a Cadeira dos Arcos e a Poltrona Rio, além de reedições como a Cadeira Bahia e a Poltrona Leve. 

Peças reeditadas pela fábrica Gaúcha Schuster Móveis são atrações de um terceiro espaço da mostra. O público é convidado a experimentar o mobiliário. Neste ambiente há uma reedição da Poltrona Carioca, citada anteriormente. 

A exposição tem curadoria de Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora titular de Design da FAU-USP, Amanda Beatriz Palma de Carvalho, doutora em design e Karen Matsuda, mestre em design. Elas também assinam o livro Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro.