W Hotels Worldwide, em Portugal, oferece luxo aos hóspedes

Exaltando a paisagem e história portuguesa, hotel é uma experiência imersiva aos visitantes de albufeira

No extremo-sul continental de Portugal, Albufeira – que tem cenário lembrado por suas incríveis falésias esculpidas pelo mar e erosão ao longo de milhares de anos – desfruta do privilegiado clima temperado mediterrâneo de Algarve. Destino de visitantes de todo o mundo, a cidade recebeu uma hospedagem luxuosa da W Hotels Worldwide – marca da consagrada Marriott – assinada pelo escritório honconguês AB Concept: W Algarve. Aterrizando pela primeira vez em Portugal, o hotel tem 134 suítes e 83 residências que contam a história portuguesa e algarvia.

À oeste de Albufeira, as fascinantes cavernas curvas de Benagil, em Lagoa, inspiraram o design fluído dos interiores do hotel. A paleta de tons azuis, aquamarine e turquesa, acenam para o céu azul e o Oceano Atlântico circundante. Repleto de arte com curadoria e uma iluminação sublime, o hotel apresenta a história das tradições e patrimônios locais – desde a cerâmica, mosaico e crochê ao traje mourisco, pesca e cultura do surfe na região.

Já na entrada, inspirada no folclore local, uma parede fluída e curva adorna espelhos infinitos e pratos de cerâmica portuguesa manufaturada, Vista Alegre, em etéreos verdes e azuis dispostos de forma abstrata, criando uma sensação subaquática mística quando os hóspedes passam pelas portas.

O apelo orgânico no design segue pelo W Lounge, que apresenta uma hipnotizante instalação de onda feita de painéis de vidro, inspirando-se em joias mouriscas e bolhas oceânicas. Um dos lados do ambiente, que nos leva ao terraço, é inundado por luz natural, criando uma sensação de conexão entre interior e exterior. O bar foi decorado com azulejos de inspiração mourisca feitos sob medida e recebeu pendentes de iluminação feitos em vidro soprado, além de um balcão de ônix de 20 metros de comprimento que segue do ambiente interno ao terraço externo.

Ditados pelo tom luxuoso do hotel, os 134 dormitórios adotam um maximalismo clean. Móveis feitos sob medida com toques locais são observados por todos os lados, incluindo luminárias em filigrana, cabeceiras projetadas em homenagem às históricas igrejas da região, mosaicos feitos de autênticos azulejos algarvios e um padrão de crochê que adorna o painel de vidro que separa o banho do dormitório, que interage à luz como um vitral, criando desenhos iluminados no chão. As vistas deslumbrantes dos jardins e da costa atlântica podem ser desfrutadas através das varandas privativas em todas as suítes. Destaque para as dez suítes “WOW” que possuem terraços na cobertura com vistas panorâmicas do litoral.

Inspirada nas Mouras Encantadas, seres sobrenaturais do folclore português e galego, a suíte Extreme WOW abraça individualidade e autenticidade, assim os hóspedes ficam imersos no momento em que passam pelo foyer espelhado. Ao ar livre, os visitantes podem se deleitar no deck privativo, completo com mesa de jantar, piscina olímpica e uma vista inigualável para o mar.

Na área comum, o Wet Deck oferece aos hóspedes um espaço elegante para aproveitar o sol, com cabanas que cercam as bordas curvas das piscinas em cascata que imitam o litoral. O restaurante Market Kitchen tem inspiração nos mercados locais com piso em padrão tradicional das calçadas portuguesas, azulejos e janelas de estilo típico, oferecendo uma sensação rústica e descontraída, com detalhes de azulejos do chão ao teto e portas-janela que se abrem para o lindo jardim. Uma grande mesa de azulejos no centro do restaurante e assentos no balcão completam a atmosfera do espaço.

No topo do hotel e com vista panorâmica, o restaurante Paper Moon, mesma operação do renomado restaurante milanês, apresenta interior e exterior em tons brancos, criados com madeira clarinha e pisos monocromáticos, com portas envidraçadas que se abrem para um amplo terraço perfeito para apreciar as vistas deslumbrantes da península.

Com 1,2 mil m², o AWAY SPA traz um design inspirado nos decks de pesca locais. Entre os serviços oferecidos estão um salão de beleza, tratamentos faciais com máscaras de LED e cabines para retoques antes do jantar. O SPA também incorpora uma área molhada com sauna, banho turco e jacuzzi e uma área de relaxamento coberta ao ar livre. Já o Beauty Bar foi concebido em tons pastel e incorpora os padrões dos azulejos tradicionais portugueses, criados em mosaico no teto.

Compondo o décor, diversas peças da brand Kettal criam espaços acolhedores e originais. Em destaque, a cadeira Cala, assinada por Doshi Levien, as coleções Maia, Vieques, Band, Mesh e Vimini, de Patricia Urquiola, Bitta e Boma, de Rodolfo Dordoni, Basket, de Nanna e Jorgen Ditzel, Park Life, de Jasper Morrison, o ombrelone Meteo, de Konstantin Grcic, a luminária Mia, de Michel Charlot, o pufe Zigzag, de Emiliana Design Studio, e as peças Net e Landscape, da Kettal Studio.

Leia a matéria completa na edição 172 da Revista Decor.