A vista da Serra da Mantiqueira, em Resende (RJ), foi a grande inspiração para criação do projeto desta residência de 435 m², assinado pela arquiteta Vivi Cirello. Esse quadro natural foi amplamente valorizado na Casa Resende, que teve as principais áreas voltadas para a Serra.
Atual, mas não preso a modismos, o projeto foi pensado de acordo com a maneira de viver dos moradores: muito práticos e dinâmicos. Com espaços amplos para receber vários amigos a casa tem living, jantar, piscina e gourmet voltados para a vista exuberante. Ainda no térreo, a cozinha também dialoga com a paisagem. No andar superior, a passagem para os quartos também acompanha essa mesma vista, sendo o dormitório do casal o mais privilegiado voltado para essa fachada. O hobby de costurar da moradora também foi levado em conta no projeto, assim uma sala de costura foi integrada ao home theater.
Na área externa, destaque para a piscina em formato diferenciado. “Poucas vezes uso diagonais em meus projetos, mas quando crio algo dessa maneira é porque sinto que realmente faz muito sentido e foi justamente isso o que aconteceu no projeto dessa piscina”, conta a arquiteta. De acordo com ela, a principal linha diagonal foi necessária para garantir uma boa circulação do gourmet à varanda, enquanto o restante ganhou um desnível interno da piscina e a área do SPA também ficou em diagonais diferentes, criando movimento à piscina. Além das diagonais, a borda infinita fez com que a piscina e a serra ficassem unidas visualmente, criando um lindo cenário. “Acredito que a piscina saiu do convencional com seu formato e com sua integração à paisagem, e o resultado foi um ambiente impactante”, acrescenta a profissional.