Rifaina, interior de São Paulo – e divisa com Minas Gerais -, é uma pequena cidade do “Alto Mogiana”, região conhecida pela produção artesanal de café, queijo e cachaça. Banhada pelo Rio Grande, a cidadezinha é um destino turístico tanto pelas atrações da praia artificial quanto pelas cachoeiras, grutas e trilhas. Foi neste cenário que a morada térrea de 377 m² foi construída pela C4 Arquitetos, com interiores da Designer Cacau Ribeiro e paisagismo de Andrea Esteves.
Os moradores, um casal com 48 anos e seus dois filhos, de 19 e 22 anos, buscavam uma casa para aproveitar os finais de semana longe da agitada Ribeirão Preto. Para isso, solicitaram uma decoração minimalista e charmosa e com os ambientes sociais integrados, já que gostam de receber amigos. O projeto de arquitetura, da C4 Arquitetos, foi criado em paralelo ao projeto de interiores, desenvolvido por Cacau Ribeiro, adotando uma mesma linguagem estética do início ao fim.
Na área social, o living é acrescentado por um espaço gourmet e uma área de jogos integrados. O projeto de interiores tem inspiração nas casas de Punta del Este, Uruguai, e diversos elementos entregam referências à cidade, como o décor e a janela da sala de TV.
A residência demonstra elegância em cada pequeno detalhe. Logo atrás da cozinha gourmet, lavanderia e lavabo se mimetizam em um grande painel de marcenaria. O cimento queimado toma piso e parte do mobiliário, alcançando um visual minimalista.
Uma iluminação natural e acurada deixa os ambientes ainda mais bonitos, claraboias no living, nos corredores e nos banheiros otimizam o uso da luz, conferindo a sensação de amplitude e a integração com a natureza, favorecendo o ciclo circadiano. Ponto alto no projeto, a iluminação, executada em conjunto com o designer Filippo Giorgi, – Lucenera Iluminação – “dança” em um efeito de sombras que muda a cada minuto de acordo com a incidência do sol.
Outro ponto alto do projeto é a marcenaria. Nos dormitórios, grandes painéis de carvalho com palha separam suíte e banheiro, camuflando a entrada. Pequenos detalhes dão toque artesanal ao projeto, tornando-o artístico.
No lavabo, por exemplo, uma composição de tons do chão ao teto, passando pelas paredes ora de pedra, ora pintadas de branco, harmonizam com um paisagismo marcante e sutil. Uma morada para curtir muito mais que veraneios e finais de semana, um local de contemplação.