Com 200 m², a área de lazer do terraço desta cobertura duplex na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, busca criar uma atmosfera fresca e agradável. Assinado por Anna Luiza Rothier, o projeto paisagístico teve como objetivo não apenas amenizar as altas temperaturas, mas conferir a privacidade almejada pelos moradores e proporcionar um clima mais acolhedor a um espaço com exposição intensa ao sol.
O projeto se apropriou de áreas que estavam vazias para criar uma área de convivência que proporcionasse o contato com a natureza. “Antes de decidir pela compra do imóvel, o proprietário teve uma reunião comigo e com a designer Paola Ribeiro para ver a possibilidade de transformar uma das áreas abertas em um ambiente aconchegante. O imóvel tinha muitos terraços sem nada construído e algumas varandas”, lembra ela.
Criadas pela própria profissional, jardineiras feitas com chapas de cimento se estendem em diversos níveis ao longo do guarda-corpo. As instalações foram interligadas através de um sistema hidráulico que drena o excesso de água em cada recipiente.
Incorporando espécies de fácil manutenção e resistentes ao sol, como pleomeles, palmeiras-dypsis e tumbérgias-arbustivas, o projeto promete ficar ainda mais belo com a passagem do tempo. De acordo com a profissional, a vegetação tende a se adensar, criando um jardim suspenso e aumentando a sensação de privacidade dos moradores.