A agitada vida noturna de Gramado, Rio Grande do Sul, ganha um novo espaço gourmet, com clima agradável e ambiente de múltiplas possibilidades. O Sálvia, um restobar localizado no coração do turismo na Serra Gaúcha. O projeto é assinado em colaboração entre as arquitetas Bárbara Hinkel e Cristine Kunz.
Localizado no térreo do tradicional hotel Canto Belo, entre as floreiras da Borges de Medeiros e a Rua Torta, o restaurante desafia o décor típico gramadense, sempre remetendo à arquitetura tradicional trazida por imigrantes alemães, italianos e açorianos. No interior contemporâneo, em estilo industrial, é possível experimentar uma variedade de sensações.
A fachada é iluminada por balizadores no deque, degraus e parede. O ambiente externo é um charme para quem deseja desfrutar do cenário de belezas do centro de Gramado, principalmente nos verões e primaveras frescos. Poucas mesas baixas e altas, para dois e para quatro, dão exclusividade ao espaço, além de um aparador com boas bebidas ao lado da porta.
De fora, é possível ver o ambiente interno quase totalmente transparecido pela fachada de vidro. As vigas de madeira, que percorrem o teto e à direita, são iluminadas por perfis de LED e spots direcionados para uma parede com partes descobertas em tijolo. À esquerda, um elemento que dita o décor do local de maneira surpreendentemente agradável: vergalhões de obra compõem prateleiras e divisões suaves de ambiente.
Entre as múltiplas possibilidades oferecidas, uma carta de bebidas variadas convida à confraternização entre amigos nas bancadas altas. Já o menu de opções gastronômicas e vinhos – muitos deles da região, conhecida por ter as melhores garrafas do país – permite um jantar a dois ou em família nas mesas dispostas entre cadeiras e sofás.
Cruzando o local, logo atrás das convidativas banquetas de veludo vermelho, um bar em mármore faz curvas pelo salão. O balcão coordena o mármore preto da base com o branco do tampo, Marmogran. Logo acima, o pendente, Lamp, segue a curva em “S” do móvel, iluminando balcão, baixela e licores. A iluminação baixa dá outro ponto positivo ao cenário do restobar, aquecendo o espaço, já que a Serra Gaúcha tem invernos rigorosos.
Já a segunda metade do salão, no canto direito, tem sua lateral percorrida por um sofá booth e pendentes baixos sobre as mesas. Há algo de mais agradável em toda a vista deste cantinho, um espaço em que se permite unir todas as possibilidades, criando um clima agradável para um ou para muitos, a qualquer momento, em qualquer horário e época do ano.