Manhattan, coração de Nova York. Cidade que abriga prédios clássicos e históricos e que acolhe, na mesma intensidade, o contemporâneo e a vida em movimento. Ali, entre o Upper East Side e o Central Park, no edifício 520 Park Avenue, esta mesma dualidade foi ponto de partida da repaginação completa deste apartamento de 400 m².
A inspiração foi a união entre a arquitetura do século XX e a vida cosmopolita de Nova York. O resultado foi a união de um design moderno, presente nos móveis e objetos selecionados, e arte, vista em todo apartamento. O projeto, realizado pela empreiteira Sagewood Corporation em conjunto com a arquiteta Cristiana Mascarenhas, não economiza ao destacar móveis clássicos e obras de arte. Aqui, cada item conta uma história e se conecta a outro elemento — tudo é proposital e interligado.
Já no hall do elevador é possível começar a entender o projeto. Você é recebido pela obra do brasileiro Francisco Galeno e por cadeiras clássicas francesas — um mix de arte, contemporaneidade e um toque clássico antecipam o que vem por aí. No Foyer, a foto em preto e branco da obra de Oscar Niemeyer contrasta com as cores e sombras da escultura.
No estar, os olhares se dividem entre a vista e o estilo. À frente e à direita da lareira, janelas revelam a cidade. Por ali, abundante luz natural inunda o
ambiente que recebeu espreguiçadeira, cadeiras e sofás. A sobriedade da espreguiçadeira e a modernidade da mesa de centro contrastam com elementos da decoração, móveis de palhinha e um aconchegante tapete de lã. Elementos clássicos e com design moderno buscam o equilíbrio na sala da família. A lareira discreta é acompanhada por um móvel que estampa decorações coloridas e vibrantes. No lado oposto, entre arandelas, um aparador clássico dá espaço ao bar. Aqui, o destaque fica por conta da obra de Galeno.
Portas deslizantes dividem estar e jantar. A mesa de mármore branco é acompanhada de cadeiras Oscar, do designer Sergio Rodrigues, aguardando
os convidados. No chão, um tapete de lã traz aconchego ao espaço. O toque de cor — e de arte — fica por conta dos objetos sobre o aparador espelhado e do quadro abstrato. Elegante e sóbrio, o espaço é ideal para recebe convidados e servir jantares.
Ao nos deslocarmos para a área íntima, encontramos o lavabo, que ganha amplitude com os espelhos e sofisticação com as arandelas e cores neutras. Na suíte principal, a Park Avenue é a vista a ser contemplada. Os móveis em veludo rosa acompanham os detalhes das cortinas e da cama. No dormitório ao lado, tons de marrom e branco são os responsáveis pelos móveis e detalhes nas cortinas e cama. Aqui, a vista para uma Manhattan igualmente clássica e moderna é, também, igualmente espetacular.